mini logo
Como Usar Diversos Endereços de Email Gmail em Uma Só Conta

Como Usar Diversos Endereços de Email Gmail em Uma Só Conta

O Gmail trata os pontos no endereço de email de forma diferente de outros provedores, ou seja, para o Gmail, pontos são irrelevantes. Isso mesmo – eles não fazem absolutamente nenhuma diferença.

Isso não é novidade – tem sido assim há anos e tenho certeza de que muitas pessoas que estão lendo isso perceberam há muito tempo. Mas o engraçado é a quantidade de pessoas que não faz a menor ideia de que isso acontece. Todos esses anos eu ouço usuários do email Gmail fazendo questão de pronunciar o “ponto” sempre que me passam o endereço de email deles, quando na verdade poderiam ter omitido o ponto que não faria a menor diferença.

Como Funcionam os Pontos no Gmail?

Como uma publicação nos fóruns de ajuda do Google explica claramente:

  • homerjsimpson @gmail.com = hom.er.j.sim.ps.on @gmail.com
  • homerjsimpson @gmail.com = HOMERJSIMPSON @gmail.com
  • homerjsimpson @gmail.com = Homer.J.Simpson @gmail.com

Você poderia até mesmo enviar um email para h.o.m.e.r.j.s.i.m.p.s.o.n @gmail.com, e sua mensagem ainda faria o seu caminho para o mesmo destinatário.

Posso criar Gmail com ponto para receber mensagem de outro usuário?

Se alguém tentar criar Gmail email com uma versão com pontos do seu nome de usuário, receberá uma mensagem de erro informando que ele já está sendo usado.

Por exemplo, se seu endereço é joaosilva @gmail.com, ninguém pode se inscrever como j.o.a.o.s.i.l.v.a @gmail.com. Apenas você recebe os e-mails enviados para qualquer versão com ou sem pontos do seu endereço.

Para quais serviços de email os pontos importam?

Isso me fez pensar: em que outros provedores de correio eletronico os pontos são irrelevantes, e em quais eles fazem uma diferença crucial? E como as diferentes empresas decidem qual padrão utilizar?

Por alguma razão, nenhuma das empresas com as quais que eu entrei em contato estava disposta discutir suas políticas ou raciocínio em relação aos pontos nos nomes de usuários, seja porque consideravam minha consulta indigna de uma resposta, ou porque eles nunca realmente tinham pensado sobre isso.

Decidi então fazer uma pesquisa eu mesmo e cheguei as seguintes conclusões:

  • Pontos no endereço de email importam: Microsoft Outlook, Yahoo Mail, Apple iCloud
  • Pontos no endereço de email não importam: Gmail, Facebook

Caracteres especiais nos endereços de email

Vale a pena notar que vários serviços, incluindo alguns dos adeptos de pontos, oferecem outros caracteres especiais para aqueles que pretendem adicionar símbolos semanticamente nulos (ou mesmo palavras inteiras) às suas alças.

Por exemplo, o Gmail ignorará um sinal de mais (+) e qualquer coisa que se segue a ele, para que você possa usar seunome+spam @gmail.com para criar email temporário e filtrar remetentes indesejados.

Alguém tem uma teoria de por que algumas empresas persistem em se diferenciar com base em pontos, enquanto outros os abandonaram há muito tempo? Parece-me que o Google e o Facebook têm a ideia certa, embora seja claro que seria impossível que os serviços mais antigos seguissem este caminho sem excluir muitas contas de usuários no processo.

Talvez esta seja simplesmente uma desses coisas que nunca serão padronizadas em todos os serviços de correio eletrônico.