Email Profissional Personalizado Empresas: Criar Email Profissional

Email Profissional Personalizado Empresas: Criar Email Profissional

Email profissional é um endereço de email personalizado altamente indicado para empresas, lojas virtuais ou qualquer tipo de negócio.

Criar email profissional passa uma ideia de profissionalismo ao seu negócio, aumentando a confiança dos seus clientes na sua loja, além de facilitar o contato com eles. Na dica de hoje você vai aprender o passo a passo para ter o seu e se destacar no mar de amadorismo da concorrência.

O que é um Email Profissional

É um email personalizado com endereço que possui o seu nome ou de sua loja virtual após o símbolo de @. Eles são diferentes dos emails gratuitos disponibilizados por provedores como Hotmail ou Gmail, pois estes obrigam que seu endereço fique com o nome da empresa deles (contato @hotmail.com ou contato @gmail.com).

Por exemplo, se o nome da sua empresa for “Brigadeiro Rio”, seu endereço ficaria algo como sac @brigadeirorio.com.br ou contato @brigadeirorio.com.br.

Vantagens do Email Personalizado

A vantagem de ter um email personalizado é que você será o dono de todas as suas contas de email. Assim, você poderá mudar de provedor sempre que desejar e suas contas de email serão sempre as mesmas.

Além disto, existe o fato de que um email tipo seunome @hotmail.com confere um ar de amadorismo ao seu endereço, sendo muito mais profissional usar um endereço personalizado com seu domínio próprio tipo nome @suaempresa.com.br.

Para criar email profissional você precisa de duas coisas:

  • Nome de domínio: Endereço que você usa para acessar um site como, por exemplo, google.com ou sualoja.com.br
  • Provedor de hospedagem: Empresa de hospedagem que vai fornecer o espaço onde você vai hospedar seu e-mail.
Note

Note: Caso você tenha um site online ou uma loja virtual, você já possui ambos os requisitos para criar uma conta de email profissional grátis.

Como Criar Email Profissional Passo a Passo

Siga o passo a passo a seguir caso você não possua um nome de domínio ainda. Você vai aprender como registrar o seu. Os que já possuem um nome de domínio devem pular para o passo 2 (hospedagem).

O site do Hostgator oferece um pacote completo com registro de domínio, hospedagem de site e de e-mail. É a empresa que eu uso para hospedar este website.

1. Registrar Domínio

  1. Visite o site do Hostgator Brasil clicando neste link.
  2. No topo da tela que se abriu, lado esquerdo, clique na palavra “Domínio”. Você irá para uma página com um campo de pesquisa como o mostrado na imagem abaixo:

    Email profissional personalizado

  3. Nessa página: Escolha a extensão do seu domínio (.com, .com.br), Digite o nome que deseja, Clique no botão “Pesquisar”
  4. Então será exibido se o domínio desejado está ou não disponível para registro. Caso esteja, prossiga clicando no botão que surge onde se lê “Registrar”. Se não estiver, tente outro nome ou outra extensão (net.br, .org), até achar um nome que não tenha sido registrado por outra pessoa.
  5. Depois de clicar em “Registrar”, será necessário preencher o formulário de criação de conta no Hostgator. Preencha as informações requeridas como nome, endereço, telefone, senha e pague pelo domínio que custa R$40 reais por ano.

Agora que você já tem um nome de domínio, você precisa de um provedor para hospedar sua conta de email profissional. Para isso:

2. Hospedagem de Email

  1. Visite o site do Hostgator.com.br neste link.
  2. Escolha o plano que você preferir e clique no botão “Contrate agora”. Os valores são baixos e podem ser vistos na imagem a seguir:

    Homepage Hostgator para criar email profissional

  3. Depois de clicar no botão para contratar um plano, você verá a página com o formulário onde terá de preencher alguns dados.Nela, coloque seu nome, CPF, forma de pagamento, senha e clique em “Finalizar Compra” para criação de conta no Hostgator Brasil.
  4. Após efetuar o pagamento, você terá acesso ao painel de controle onde poderá hospedar suas mensagens.

Agora que você já assinou seu plano de hospedagem Hostgator Brasil, está na hora de criar sua conta.

3. Configurar Conta Email

  1. Primeiro de tudo, faça login na sua conta do Hostgator. Você verá o painel de controle cPanel como o da imagem abaixo.

    Como configurar conta email no Cpanel

  2. Procure por “contas de email” e clique para ter acesso ao painel para configurar sua conta.
  3. No painel de criação de conta de e-mail personalizado do Hostgator você precisa inserir algumas informações sobre a conta que pretende criar.

    Imagem painel conta de email profissional

    Digite o nome que quiser no campo “E-mail”. Neste exemplo eu coloquei a palavra contato, então meu endereço ficará [email protected]

  4. Nos outros campos você deve criar uma senha e escolher o tamanho que sua conta terá para armazenar suas mensagens: 500 MB ou Ilimitado. Por fim, clique no botão “Criar conta”.

Conclusão

Na dica de hoje você aprendeu a criar email profissional para você ou sua empresa. Viu todo o passo a passo, do registro de domínio até a abertura de conta no Hostgator.

Não se assuste se teve dificuldades, pois este tipo de procedimento não é tao simples como criar Gmail, por exemplo. Não se preocupe, qualquer dúvida você pode utilizar os comentários abaixo para perguntar.

Reportar erro
Avatar

Ricardo Rodrigues

Ricardo é um escritor e editor freelancer de tecnologia e cultura nerd com mais de uma década de experiência na produção e edição de conteúdo para publicações on-line e impressas. Ele pretende torn...

Compartilhar dica via:

Ou copiar link