Seu PC está Lento? Veja os Motivos e Soluções

Seu PC está Lento? Veja os Motivos e Soluções

Seu PC está lento? Pode ser por vários motivos, mas a maioria deles se resume a uma coisa: usá-los.

Aqui estão alguns motivos do por que o seu PC está lento e algumas medidas simples que você pode tomar para colocá-lo em funcionamento mais rapidamente.

À medida que você faz downloads, inevitavelmente você cria detritos virtuais que afetarão o desempenho do seu PC. Então, se você está se perguntando “Por que meu PC está lento?”, Talvez seja hora de fazer uma pequena limpeza e desenvolver alguns hábitos de higiene eletrônica melhores.

Você tem muitos programas de inicialização:

Os programas recém-baixados geralmente tentam entrar no seu menu de inicialização (Windows) ou itens de login (Mac). Se você não desmarcou a caixa para essa permissão, pode ter dezenas de programas desnecessários competindo para estar pronto e em execução assim que o computador for inicializado (como se isso estivesse acontecendo em breve).

“Se seu PC está lento se deve por conta de muitos programas de inicialização abertos”, diz Aaron Schoeffler, médico de reparo de computadores da LaptopMD. “90% dos programas querem permissão para começar quando o computador é iniciado, para que você possa usá-los e isso pode resultar em um tempo de inicialização de cinco a dez minutos. Quando finalmente começa, uma tonelada de programas já está sendo executada em segundo plano e, se você não estiver usando um computador mais novo, isso poderá atrasá-lo. ”

Embora alguns programas – como antivírus e firewall – devam ter permissão para serem executados a partir da inicialização, outros – como o iTunes ou o Microsoft Office – poderão ficar fechados até que você realmente precise acessar um arquivo a partir de suas profundezas digitais.

Como resolver: Mac: Aplicações / Preferências de Sistemas / Grupos de Usuários / Itens de Login, depois desmarque os programas desnecessários. Exclua os ícones da área de trabalho que você não usa descartando-os ou, no caso de arquivos salvos em sua área de trabalho por conveniência, reorganizando-os na pasta apropriada.

Windows 8 e 10: tecla Windows + guia X / Gerenciador de tarefas / Inicialização, clique com o botão direito do mouse nos programas que deseja remover e selecione Desativar.

Windows 7 e anteriores: botão Iniciar e, em seguida, procure por Configuração do sistema. Vá para a aba Inicializar, depois desmarque cada um dos programas se você não quiser iniciar quando o sistema for inicializado.

Falha no HD: “Um HD perto do final de sua vida útil é um problema comum. Os discos rígidos são feitos de peças móveis que giram milhares de vezes por dia e se desgastam ”, diz Schoeffler.“ Geralmente, depois de dois ou três anos de uso consistente, há uma grande chance de um disco rígido falhar ”.

Por outro lado, os HDs SSD não sofrem o mesmo tipo de degradação do hardware físico e têm uma duração de oito a dez anos. “As unidades de estado sólido também são dez vezes mais rápidas do que um disco rígido padrão, e você está pensando em passar de um período de inicialização de três a cinco minutos para 15 a 20 segundos”, diz Schoeffler. No entanto, os SSDs são mais caros por gigabyte de armazenamento – o que não é um problema se você estiver procurando uma unidade de 2 TB, mas pode ficar caro se precisar de uma unidade para armazenar arquivos grandes de fotos ou vídeos.

Como resolver: Execute uma verificação do disco rígido.

Windows 7, Vista: Windows Explorer / Computador / clique com o botão direito na unidade / Propriedades / Ferramentas / Verificar Agora. Você pode selecionar “Procurar e tentar recuperar setores defeituosos”, o que impedirá o computador de acessar qualquer área “ruim” do disco rígido, mas também pode aumentar o tempo de varredura para algumas horas.

Mac: Vá para Aplicativos / Utilitários / Utilitário de Disco, destaque o disco rígido em questão e clique em Primeiros Socorros na parte superior da tela.

Em geral, evite deixar cair, jogar ou causar impacto no disco rígido para prolongar sua vida útil.

Em algum momento, você pode considerar a atualização do seu disco rígido também: “Recomendamos atualizar os HDs”, diz Schoeffler.

Seu PC está lento, pode ser HD cheio:

Quando seu HD chega a 95%, os computadores podem desacelerar em 50%, estima Schoeffler. “No momento, não há espaço para salvar os arquivos temporários necessários para os programas operacionais, é como se o sistema operacional não soubesse mais como funcionar corretamente”, diz ele.

O espaço no disco rígido é ocupado por programas, atualizações de programas e downloads, bem como arquivos temporários e arquivos associados de programas excluídos, para que você possa liberar uma boa quantidade de espaço esvaziando sua lixeira. Verifique a situação do seu disco rígido clicando em (Mac) na maçã e selecionando Sobre este Mac, ou (Windows) clicando em Iniciar / Computador e clicando com o botão direito no disco rígido principal (geralmente C :), em seguida vá para Propriedades.

Como resolver:

Delete arquivos desnecessários de programas não utilizados, também downloads e arquivos temporários. Isso pode incluir o bloatware que os fabricantes pré-carregam em computadores que devem executar utilitários ou limpeza. Os backups do sistema e os pontos de restauração também podem ocupar muito espaço, por isso, não mantenha mais versões de backup do que realmente precisa. Para otimizar o espaço, você também pode querer mover os arquivos para um serviço de armazenamento em nuvem. Schoeffler recomenda o programa gratuito CCleaner (Mac / Windows) para excluir facilmente arquivos desnecessários, incluindo o excesso de arquivos temporários criados por navegadores, por exemplo.

Quer saber sobre o antigo ritual de limpeza do computador que está sendo desfragmentado? Isso é apenas se, por algum motivo, você ainda estiver usando o Windows XP ou mais antigo – os PCs com Windows mais recentes e todos os Macs não exigem a desfragmentação manual.

Seu navegador tem muitos complementos:

As extensões do navegador podem aprimorar sua experiência na Web de maneira útil (como um bloqueador de anúncios ou um conversor de unidade que eu uso), mas também pode ser o responsáveis ​​por desacelerar seu computador consumindo o poder de processamento. Eles podem se autoproclamar bloqueadores de pop-up ou protetores de pesquisa, mas podem ser um adware de navegador que pode diminuir o desempenho do seu computador baixando anúncios e exibindo anúncios sempre que você abrir o navegador.

Como resolver: Desative ou remova as extensões e barras de ferramentas que você realmente não precisa:

Firefox: aperte o botão do menu no canto direito, selecione Add-ons / Extensions e selecione desabilitar ou remover para cada item da lista.

Chrome: clique com o botão direito em qualquer botão de extensão / Gerenciar extensões, desmarque a caixa para desativar um item específico ou clique na lixeira para dizer adeus. Você também pode verificar a quantidade de memória que cada extensão está usando pressionando o botão de menu superior direito (três pontos verticais) e depois Mais Ferramentas / Gerenciador de Tarefas / Memória, onde você pode classificar todos os processos do navegador pela memória usada. As extensões serão precedidas por um ícone de peça de quebra-cabeça.

Safari: clique em Safari (canto superior esquerdo) / Preferences / Security / Extensions e selecione um item para desinstalar. Você também pode desativar todas as extensões aqui.

Internet Explorer: Ferramentas / Gerenciar Complementos / Mostrar Todos os Complementos, selecione o (s) infrator (es) e clique em desabilitar ou remover.

Edge: Setting e More / Extensions, então remova qualquer um que você não precise.

Você está executando muitos programas ao mesmo tempo:

Fazer um trilhão de coisas ao mesmo tempo é exatamente o motivo pelo qual temos computadores, mas, pode ser por esse motivo que seu PC está lento. A capacidade do computador de executar vários programas ao mesmo tempo depende em parte de sua memória RAM, o que permite que ele mude de um programa para outro com aparente fluidez, mas se as demandas dos programas abertos ultrapassarem o desempenho do seu computador memória e poder de processamento, você notará uma desaceleração.

Como resolver: Dirija-se ao Gerenciador de Tarefas (Windows; Ctrl + Alt + Del) ou Monitor de Atividade (Mac; Cmd + Espaço, digite Barra do Spotlight), recomenda Schoeffler, para ver quais programas estão abertos e sugando o poder de processamento:

Em seguida, desligue aqueles que você não precisa. Para Macs, Windows 10, Windows 7 e versões anteriores do Windows, você pode fechar os programas no menu de arquivos. No Windows 10 e 8, os programas são criados para que sejam executados em segundo plano por algum tempo e depois desligados automaticamente. Mas, se você quiser fechar manualmente um deles e garantir que todos os arquivos associados sejam encerrados, arraste da parte superior da tela para a parte inferior e segure-o até o ícone virar.

Muitas abas do navegador estão abertas:

Se você está com dezenas de abas abertas (“É para nunca perder um link”, você diz), seu navegador provavelmente ocupa muito mais do que sua memória RAM suporta. “Quando você abre uma nova guia do navegador, ela é salva na RAM. Se você tem apenas um pouco de memória RAM livre, você fica sem espaço para processar tudo o que está ativo, então o computador fica mais lento ”, diz Schoeffler.

Múltiplos navegadores abertos podem retardar os trabalhos também, e você ganha pontos lentos extras se alguma das abas também atualizar automaticamente (digamos, um blog ao vivo). Além do mais, ter um excesso de guias do navegador cheias de informações supostamente cruciais não ajuda exatamente a nossa eficiência ou atenção.

Como resolver: Marque esses links “necessários” (para o bem da organização, em uma pasta no Favoritos intitulada “Para Ler”) e feche essas abas. Melhor ainda, o One-Tab para Chrome and Firefox faz o trabalho para você, compilando todas as suas guias abertas em uma lista simples em uma única guia, que pode ser acessada conforme necessário.

Programas maliciosos estão monopolizando todos o poder de processamento:

Se seu PC está lento, o motivo nem sempre é um aplicativo de vídeo ou música pesado que está consumindo o poder de processamento de seu computador. Alguns programas ou processos do sistema podem estar presos em um loop ou ter encontrado um erro.

Como resolver: Verifique a quantidade de programas e processos de processamento que estão sendo usados, indo para o Gerenciador de Tarefas (Windows) ou o Monitor de Atividades (Mac). Para ambos, clique na guia “CPU” para ordenar os programas em quanto poder de processamento eles estão consumindo. Se um programa que você não está usando ativamente ainda estiver lá nos primeiros programas, você pode optar por encerrar o processo.

E, quando se trata de navegadores, o Internet Explorer é especialmente pesado em seu computador, diz Joe Silverman, CEO da loja de reparos New York Computer Help. A maioria de nós não está mais usando – com o Chrome e o Safari usados ​​pela maioria dos internautas – mas aguarde antes de desinstalar: “Você não precisa executar o Internet Explorer, mas não o remova [se você o tiver conseguido] empacotado com o seu PC com Windows] – pode causar problemas, pois está muito ligado ao sistema operacional ”, diz ele.

Você tem um antivírus superprotetor:

Um antivírus ativo é uma parte vital da higiene do computador – mas o seu pode estar executando varreduras de segundo plano regulares nos piores momentos possíveis. “As verificações de vírus tornam as obras mais lentas porque estão sendo executadas em segundo plano”, diz Silverman. Alguns antivírus podem ser definidos para varreduras completas semanais, o que pode levar algumas horas e consumir muito poder de processamento.

Como resolver: Entre nas configurações do antivírus e configure-o para digitalizar tarde da noite quando não estiver usando o computador. (No entanto, esse recurso pode não estar disponível em alguns programas antivírus gratuitos, o que justifica a atualização.)

Pode ser um vírus:

Se não é o antivírus, pode ser o vírus. Vírus, spyware e outros malwares podem tornar o seu computador mais lento, já que eles mexem em tudo, desde seqüestrar seu navegador até sites de publicidade ou phishing, até travar o computador. “Atualmente, os vírus mais comumente instalam um programa malicioso que executa anúncios aleatoriamente, o que é uma maneira fácil de gerar renda para o criador”, diz Schoeffler.

Como resolver: Execute uma varredura de malware. A Schoeffler recomenda o uso gratuito do Malwarebytes (Mac / Windows) como uma ferramenta de segurança cibernética antimalware. Também recomendamos o Kaspersky Internet Security, o Bitdefender Total Security e o Symantec Norton Security Premium.

Alguém está usando seu computador para criptografar:

Se seu PC está lento, pode ser que um programa ou anúncio está usando seu sistema para minerar  criptomoeda. Geralmente, isso ocorre devido ao código em um anúncio de website que está ativo apenas enquanto o site está aberto. Na verdade, alguns sites legítimos, como o Salon, usam-no como um sistema para gerar renda, em vez de os usuários visualizarem anúncios (os usuários podem optar por entrar, se concordarem).

“Sem sua permissão, um site pode ter uma extensão que usa o poder de processamento do seu computador para minerar uma criptomoeda”, diz Schoeffler. “É uma área legalmente cinzenta porque não está diretamente fazendo ou adicionando nada ao seu sistema.”

A Cryptomineiração (também chamado de cryptojacking) também pode ser o resultado de um malware transferido para o computador – como o Digimine, que se espalha pela versão do Chrome no Facebook Messenger – e roda em segundo plano, explorando e enviando informações para o criador.

Como resolver: Desligar seu navegador interromperá a criptografia baseada em navegador. Para descobrir se você fez o download inadvertidamente de malware com criptografia, vá para o Gerenciador de tarefas (Windows) ou o Monitor de atividades (Mac) e veja o que está exigindo do seu processador. “Seja um vírus ou criptografia baseada em navegador, você poderá ver se algo está usando seu processador para suas próprias necessidades”, diz Schoeffler.

Seu sistema operacional é muito esperto:

É a antiga batalha da aparência sobre a performance: ter efeitos visuais ativados – também conhecido como eye candy como aquelas transições para minimizar janelas – pode afetar a velocidade do seu PC (e, em menor medida, do Mac), se seu hardware apenas patina dentro dos requisitos mínimos para o seu SO de escolha.

“Se você tem uma boa placa de vídeo – ou seja, 1 GB de RAM na placa de vídeo ou melhor – você está bem”, diz Silverman. “Mas menos que isso, [ter efeitos visuais habilitados] pode atrasar o seu computador.”

Como resolver: Windows 7 e anteriores: Iniciar / Painel de Controle / Informações e Ferramentas de Desempenho / Ajustar efeitos visuais, clique em Ajustar para obter o melhor desempenho ou escolha manualmente quais efeitos você gostaria de manter.

Windows 8 e 10: Tecla Windows + X / Sistema / Configurações Avançadas do Sistema / Configurações de Desempenho / e selecione como indicado acima.

Mac: Preferências do Sistema / Dock, então, para minimizar os aplicativos, altere o efeito Genie superativo para um efeito Escala utilitarista (basicamente apenas desaparecendo). Desmarque a opção “Animate Opening Applications”.

Seu quarto está muito empoeirado:

Às vezes, o problema não é interno, mas externo – a parte de trás da caixa do seu processador está cheia de poeira? Isso pode impedir a ventilação, que esfria os processadores enquanto eles se apagam, na tentativa de executar o Photoshop, o Spotify, o Outlook e o Skype. E ninguém quer um computador quente – o calor aumenta a probabilidade de mau funcionamento e falhas.

Quanto aos laptops, sempre que você perceber que o laptop está aquecendo, verifique se as aberturas, geralmente nas laterais, não estão bloqueadas.

Não coloque seu laptop em algo macio como um travesseiro onde ele possa afundar, isso fará com que a ventilação seja obstruída.

Como resolver: Tire o pó. Se for realmente severo, você pode usar um aspirador de pó (com cuidado) ou uma lata de ar comprimido.

Você não tem memória suficiente:

Se você limpou o computador e fechou as guias do navegador, mas o computador ainda está lento, convém considerar uma pequena atualização na forma de RAM adicional.

Alguns programas levam muito da RAM do seu computador para rodar – por exemplo, programas que funcionam com arquivos enormes, como software de edição de fotos ou vídeos. “Muitas pessoas tentam executar o Photoshop ou algum programa com gráficos pesados ​​em um computador de entrada ou de nível médio que não consegue lidar com isso”, diz Silverman.

Como resolver: Se você estiver assistindo a vídeos e reproduzindo músicas, 2 GB de memória RAM devem funcionar; e 4GB-8GB se você trabalhar com gráficos pesados ​​no seu computador. Felizmente, atualizar a memória RAM do seu PC é barato e uma tarefa que a maioria das pessoas pode lidar sozinhas. Para saber quais opções de atualização RAM estão disponíveis para o seu computador, experimente a ferramenta de opções de memória do Kinston.

Você precisa reiniciar o seu computador:

A razão pela qual o reinício parece resolver tantos problemas técnicos é que os programas podem ficar pendurados por uma infinidade de razões. “Muitas coisas ficam em segundo plano. Por exemplo, se você desativar o Outlook, os processos em segundo plano ainda estão em execução ”, diz Silverman. “Você poderia ‘terminar a tarefa’, mas muitas pessoas não são tão experientes sobre qual delas encerrar.”

Em vez de procurar manualmente no Gerenciador de Tarefas (Windows) ou no Monitor de Atividades (Mac) para adivinhar a (s) raiz (es) da lentidão, o reinício esvazia o sistema, uma panacéia para esses programas desonestos e que consomem recursos e uma ardósia limpa livre de arquivos e fragmentos.

Como resolver: Queime pontes, assim você é obrigado a ir para frente. Feche tudo e reinicie. Você ainda obtém o benefício adicional de ter as atualizações críticas do sistema aplicadas que só podem acontecer durante uma reinicialização.

jtlago0