Como Remover Vírus do Android
Em se tratar de vírus, o Android parece ser um imã muito poderoso. Ainda assim, remover vírus do Android pode ser menos trabalhoso do que parece.
E esses vírus, também conhecidos como malwares, podem variar de pop-ups até spywares, que permitem que hackers espionem tudo o que você faz.
Agora, se você acha que tem um vírus no seu aparelho, antes de tudo, veja os cinco sinais abaixo:
Sinais de vírus no Android:
Embora seu smartphone possa exibir sintomas claros de uma infecção por malware, geralmente, aplicativos maliciosos ficam inativos no telefone.
Em vez disso, o dano aparece como uma cobrança no seu cartão bancário ou uma conta telefônica com taxas de dados excepcionalmente altas.
“Usuários comuns geralmente não descobrem que algo está errado até que seja tarde demais, já que é difícil detectar vírus do Android sem experiência, especialmente no caso de malware sofisticado que pode, por exemplo, ocultar notificações por SMS ou ser ativado somente quando o dispositivo está recarregando [para que o usuário não perceba] ”, diz Alexey Firsh, analista de malware da Kaspersky Lab.
Abaixo, alguns sintomas que podem indicar vírus no Android:
- Diminuição da duração da bateria: Alguns aplicativos podem conter malwares que reduzem muito rapidamente o uso da sua bateria. Mesmo que existam muitas outras causas para isso.
- Telefone mais lento: O malware que pode estar enviando suas informações para outra fonte pode afetar a velocidade de processamento do seu telefone.
- Maior uso de dados: Da mesma forma, os aplicativos que roubam informações, podem usar muitos dados. Portanto, verifique suas configurações para ver como está o gasto do seu plano de dados.
Outros malwares podem ser detectados através do seu uso de banda larga.
Eles podem estar disponibilizando a memória do seu aparelho de forma secreta para ataques DDOS.
Ataque DDOS é uma tentativa de fazer com que aconteça uma sobrecarga em um servidor ou computador comum para que recursos do sistema fiquem indisponíveis para seus utilizadores.
- Notificações suspeitas de bancos e serviços desconhecidos: Um malware que rouba seus dados pode fazer com que um banco notifique você sobre cobranças ou novas contas abertas em seu nome.
- Anúncios pop-up: Pop-up são anúncios que pulam na sua tela sem que você tenha clicado.
Se você anda vendo pop-up alguns na tela do seu celular, quer dizer que seu aparelho pode estar infectado. A ideia é envolver os usuários quando eles tiverem maior probabilidade de clicar em um anúncio ou oferta, assim baixando outro malware que pode causar mais danos ao seu dispositivo.
Veja como remover vírus do Android:
Primeiro de tudo desinstale qualquer aplicativo suspeito:
Um aplicativo que você não lembra de ter baixado pode indicar que realmente há vírus no Android.
Principalmente aplicativos de pequenos desenvolvedores podem conter adwares.
Logo, se você também encontrar aplicativos que não costuma usar, desinstale-os só por segurança.
Para desinstalar aplicativos:
Vá em “Configurações“:
Depois em “Aplicativos“:
Clique no aplicativo que deseja desinstalar. Aqui, usamos como exemplo o Google Chrome:
Depois clique em “Desinstalar“, o que deve remover o aplicativo e consequentemente o malware:
Execute uma varredura com o antivírus:
O jeito mais seguro de confirmar se seu aparelho está infectado é executar uma verificação por antivírus.
Antivírus para celulares podem verificar os download e avisar sobre aplicativos que podem vazar suas informações ou deixa-lo lento.
O Kaspersky, Avast, o Norton e o AVG possuem aplicativos para Android. Alguns são pagos mas todos oferecem versões gratuitas.
O Lookout Security também é muito bem considerado como aplicativo de segurança para celular.
Acima de tudo, você não quer deixar de saber quais são os 5 melhores Antivírus para Android.
Alem disso, não basta baixar qualquer aplicativo de segurança no Google Play, muitos podem ser ineficientes e alguns podem gerar mais problemas de segurança.
Clique em seu aplicativo antivírus e selecione a verificação, que deve então sinalizar os aplicativos que estão infectados.
Você pode remover o malware pelo aplicativo ou talvez deva desinstalá-lo manualmente como visto acima.
Se a primeira verificação não encontrar nada, talvez você queira baixar um segundo antivírus, já que alguns vírus do Android podem não aparecer no primeiro.
Vale a pena notar que os antivírus também podem consumir muita bateria do telefone, especialmente se você ativar um recurso de verificação contínua.
Restaurar as configurações de fábrica:
Se desinstalar os aplicativos não foi suficiente e continuam aparecendo mensagens irritantes talvez você precise restaurá-lo completamente.
Isso limpará totalmente seu telefone de todos os dados, fotos e mídia que lá estejam e consequentemente de todos os vírus, adwares e malwares também.
Se esse for o caso, vá em “Configurações“:
Depois em “Fazer Backup e restauração“:
Restaurar dados de fábrica:
Evite que o vírus do Android seja reinstalado:
Depois de remover todos os vírus do Android, sempre fique ligado sobre quais aplicativos você baixa. Sempre baixe pelo Google Play ou de fontes confiáveis.
Baixe aplicativos que você realmente precisa e que você saiba que são seguros e ainda assim, fique atento para novos indícios.
Reportar erro