Consoles de Videogame Mais Vendidos de Todos os Tempos
Conheça os consoles mais vendidos de todos os tempos que revolucionaram a indústria dos videogames e deixaram sua marca na história
Ricardo RodriguesAtualizado:30/06/2023Mais Dicas
A quantidade de vendas de cada console é uma ótima maneira de medir o sucesso da produtora em uma geração específica. Aqui iremos mostrar quantos consoles de PlayStation foram vendidos ao longo das cinco gerações, juntamente com o número de consoles de Xbox vendidos e o número de Nintendo Switch vendidos etc.
Abaixo está a lista com os consoles de videogame mais vendidos de todos os tempos com pelo menos 1 milhão de unidades vendidas em todo o mundo. Cada console na tabela representa todas as versões lançadas ao longo do tempo. As datas na tabela correspondem ao ano em que cada console foi lançado pela primeira
Lista Consoles Mais Vendidos
Console
Vendas
Tipo
Empresa
Lançamento
PlayStation 2
157 milhões
Doméstico
Sony
2000
O PlayStation 2 é um console lendário lançado pela Sony em 2000. Com uma biblioteca impressionante de jogos, ele se tornou o console mais vendido de todos os tempos, com mais de 157 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Sua popularidade se deve à sua capacidade de reproduzir DVDs e à incrível variedade de jogos exclusivos, como “Grand Theft Auto: San Andreas” e “God of War II”.
Nintendo DS
154 milhões
Portátil
Nintendo
2004
O Nintendo DS é um console portátil que conquistou o coração dos jogadores de todas as idades. Lançado em 2004, o DS apresentou recursos inovadores, como duas telas, uma delas sensível ao toque, e um catálogo diversificado de jogos. Com mais de 154 milhões de unidades vendidas, o Nintendo DS é um dos consoles mais vendidos da história. Jogos populares como “New Super Mario Bros.” e “Pokémon Diamond/Pearl” tornaram o DS um sucesso absoluto.
Nintendo Switch
125 milhões
Híbrido
Nintendo
2017
O Nintendo Switch, lançado em 2017, é um console híbrido que pode ser usado tanto como um console de mesa quanto como um console portátil. Sua versatilidade e jogos exclusivos cativaram os jogadores, e o console já vendeu mais de 85 milhões de unidades em todo o mundo. Com títulos aclamados, como “The Legend of Zelda: Breath of the Wild” e “Animal Crossing: New Horizons”, o Switch continua a ganhar popularidade e se tornou um dos consoles mais vendidos da história.
Game Boy & Game Boy Color
118 milhões
Portátil
Nintendo
1989, 1998
O Game Boy, lançado pela Nintendo em 1989, revolucionou o mercado de consoles portáteis. Com sua tela em tons de verde e uma biblioteca de jogos incrível, o Game Boy conquistou milhões de fãs em todo o mundo. Mais tarde, o Game Boy Color trouxe gráficos coloridos para a linha Game Boy. Esses consoles icônicos venderam mais de 118 milhões de unidades, com títulos como “Tetris” e “Pokémon Red/Blue” sendo alguns dos mais populares.
PlayStation 4
117 milhões
Doméstico
Sony
2013
O PlayStation 4, lançado em 2013, foi um grande sucesso para a Sony. Com sua potência gráfica e uma biblioteca diversificada de jogos, o PS4 vendeu mais de 116 milhões de unidades em todo o mundo. Jogos como “Marvel’s Spider-Man” e “The Last of Us Part II” demonstraram o potencial do console. Além disso, recursos como o PlayStation Network e o compartilhamento de gameplay impulsionaram a popularidade do PS4.
PlayStation
102 milhões
Doméstico
Sony
1994
O PlayStation original, lançado em 1994, foi o primeiro console da Sony e um divisor de águas na indústria dos jogos. Com gráficos avançados para a época e uma biblioteca de jogos emocionante, o PlayStation vendeu mais de 102 milhões de unidades em todo o mundo. Títulos como “Final Fantasy VII” e “Crash Bandicoot” ajudaram a estabelecer o sucesso do console e a criar uma base sólida para a marca PlayStation.
Wii
101 milhões
Doméstico
Nintendo
2006
O Wii, lançado pela Nintendo em 2006, trouxe uma experiência de jogo inovadora, graças ao seu controle de movimento. Com uma abordagem divertida e acessível, o Wii atraiu jogadores casuais e vendeu mais de 101 milhões de unidades em todo o mundo. Jogos como “Wii Sports” e “Mario Kart Wii” se tornaram fenômenos culturais, e o console conquistou uma ampla base de fãs de todas as idades.
PlayStation 3
87 milhões
Doméstico
Sony
2006
O PlayStation 3, lançado em 2006, trouxe uma experiência de jogo avançada, com gráficos impressionantes e recursos multimídia. Embora tenha enfrentado uma concorrência acirrada, o PS3 conseguiu vender mais de 87 milhões de unidades em todo o mundo. Jogos como “Uncharted 2: Among Thieves” e “The Last of Us” demonstraram o poder do console, enquanto o serviço online PlayStation Network agregou valor à experiência dos jogadores.
Xbox 360
84 milhões
Doméstico
Microsoft
2005
O Xbox 360, lançado pela Microsoft em 2005, trouxe uma nova era de jogos online e interação social. Com uma biblioteca impressionante de jogos e recursos inovadores, como o Xbox Live, o Xbox 360 vendeu mais de 84 milhões de unidades em todo o mundo. Jogos como “Halo 3” e “Gears of War” ajudaram a estabelecer a marca Xbox como uma força a ser reconhecida na indústria dos jogos.
Game Boy Advance
81 milhões
Portátil
Nintendo
2001
O Game Boy Advance, lançado pela Nintendo em 2001, foi um sucesso para os jogadores portáteis. Com gráficos aprimorados e uma grande biblioteca de jogos, o GBA vendeu mais de 81 milhões de unidades em todo o mundo. Títulos populares como “Pokémon Ruby/Sapphire” e “The Legend of Zelda: The Minish Cap” garantiram horas de diversão para os jogadores em movimento.
PlayStation Portable
80 milhões
Portátil
Sony
2004
O PlayStation Portable (PSP), lançado pela Sony em 2004, trouxe a experiência do PlayStation para dispositivos portáteis. Com gráficos impressionantes e uma ampla gama de jogos, o PSP vendeu mais de 80 milhões de unidades em todo o mundo. Jogos como “God of War: Chains of Olympus” e “Monster Hunter Freedom Unite” mostraram o potencial do console e tornaram-no um favorito entre os jogadores portáteis.
Nintendo 3DS
76 milhões
Portátil
Nintendo
2011
O Nintendo 3DS, lançado em 2011, ofereceu uma experiência de jogo única com sua tecnologia de exibição em 3D sem a necessidade de óculos especiais. Com uma biblioteca diversificada de jogos e recursos como StreetPass e SpotPass, o 3DS vendeu mais de 75 milhões de unidades em todo o mundo. Jogos como “Animal Crossing: New Leaf” e “Pokémon X/Y” atraíram jogadores de todas as idades para o mundo portátil da Nintendo.
NES/Famicom
61 milhões
Doméstico
Nintendo
1983
O NES (Nintendo Entertainment System), conhecido como Famicom no Japão, revolucionou a indústria dos videogames quando foi lançado em 1983. Com jogos icônicos como “Super Mario Bros.” e “The Legend of Zelda”, o NES se tornou um enorme sucesso, vendendo mais de 61 milhões de unidades em todo o mundo. Sua influência e legado ainda são sentidos até hoje.
Xbox One
55 milhões
Doméstico
Microsoft
2013
O Xbox One, lançado pela Microsoft em 2013, trouxe uma experiência de entretenimento completa, combinando jogos, mídia e recursos online. Com uma poderosa tecnologia e uma biblioteca diversificada de jogos, o Xbox One vendeu mais de 50 milhões de unidades em todo o mundo. Jogos como “Halo 5: Guardians” e “Forza Horizon 4” destacaram o potencial do console.
SNES/Super Famicom
49 milhões
Doméstico
Nintendo
1990
O SNES (Super Nintendo Entertainment System), conhecido como Super Famicom no Japão, foi lançado em 1990 e ofereceu uma experiência de jogo avançada em relação à geração anterior. Com gráficos aprimorados e uma biblioteca de jogos aclamados, como “Super Mario World” e “The Legend of Zelda: A Link to the Past”, o SNES vendeu mais de 49 milhões de unidades em todo o mundo.
Game & Watch
43 milhões
Portátil
Nintendo
1980
O Game & Watch, lançado pela Nintendo em 1980, foi um precursor dos consoles portáteis modernos. Com seus jogos simples e tela LCD, o Game & Watch conquistou uma base de fãs dedicada e vendeu mais de 43 milhões de unidades em todo o mundo. Seus jogos clássicos, como “Ball” e “Mario’s Cement Factory”, são lembrados até hoje.
PlayStation 5
38 milhões
Doméstico
Sony
2020
O PlayStation 5, lançado pela Sony em 2020, representa a mais recente geração de consoles. Com recursos avançados, como gráficos de última geração e tempos de carregamento ultrarrápidos, o PS5 rapidamente se tornou um sucesso, vendendo mais de 10 milhões de unidades em todo o mundo até o momento. Jogos como “Marvel’s Spider-Man: Miles Morales” e “Demon’s Souls” demonstraram o poder do console.
Nintendo 64
32 milhões
Doméstico
Nintendo
1996
O Nintendo 64, lançado em 1996, foi um marco na história dos videogames, introduzindo gráficos 3D e controles inovadores. Com jogos lendários como “Super Mario 64” e “The Legend of Zelda: Ocarina of Time”, o N64 conquistou o coração dos jogadores e vendeu mais de 32 milhões de unidades em todo o mundo.
Sega Genesis/Mega Drive
30 milhões
Doméstico
Sega
1988
O Sega Genesis, conhecido como Mega Drive em algumas regiões, foi lançado em 1988 e se tornou um concorrente formidável para o NES. Com sua biblioteca diversificada de jogos e seu personagem icônico, Sonic the Hedgehog, o Genesis/Mega Drive vendeu mais de 30 milhões de unidades em todo o mundo, estabelecendo a Sega como uma das principais empresas do setor.
Atari 2600
30 milhões
Doméstico
Atari
1977
O Atari 2600, lançado em 1977, foi o primeiro grande sucesso comercial dos videogames domésticos. Com sua biblioteca de jogos simples, porém viciantes, como “Pac-Man” e “Space Invaders”, o Atari 2600 vendeu mais de 30 milhões de unidades em todo o mundo e ajudou a popularizar os jogos eletrônicos.
Xbox
24 milhões
Doméstico
Microsoft
2001
O Xbox, lançado pela Microsoft em 2001, trouxe inovações tecnológicas e uma forte competição para o mercado de consoles. Com jogos como “Halo: Combat Evolved” e “Fable”, o Xbox vendeu mais de 24 milhões de unidades em todo o mundo, estabelecendo a marca Xbox como uma presença significativa na indústria dos videogames.
GameCube
21 milhões
Doméstico
Nintendo
2001
O GameCube, lançado pela Nintendo em 2001, trouxe uma abordagem única aos videogames com seu design compacto e controles ergonômicos. Embora não tenha alcançado o mesmo sucesso que seus concorrentes, o GameCube vendeu mais de 21 milhões de unidades em todo o mundo. Jogos como “Super Smash Bros. Melee” e “The Legend of Zelda: The Wind Waker” são lembrados como alguns dos melhores do console.
Quest 2
20 milhões
Realidade Virtual
Reality Labs / Meta
2020
Oculus Quest 2 é um headset de realidade virtual lançado em 2020 pela Oculus, uma subsidiária do Facebook. Com sua tecnologia avançada e capacidade de proporcionar experiências imersivas, o Quest 2 ganhou popularidade entre os entusiastas de jogos e vendeu milhões de unidades em todo o mundo.
Xbox Series X/S
18 milhões
Doméstico
Microsoft
2020
O Xbox Series X/S é a mais recente geração de consoles da Microsoft, lançada em 2020. Com recursos de última geração, como gráficos de alta definição, carregamento rápido e jogos em 4K, o Xbox Series X/S oferece uma experiência de jogo de alta qualidade e atraiu uma base de fãs dedicada desde o seu lançamento.
Wii U
14 milhões
Doméstico
Nintendo
2012
O Wii U, lançado pela Nintendo em 2012, foi o sucessor do popular console Wii. Apresentando um controle com tela sensível ao toque e recursos de jogo inovadores, o Wii U teve vendas modestas em comparação com seus concorrentes, mas ainda assim conquistou uma base de fãs leais e ofereceu experiências únicas de jogo.
PlayStation Vita
13 milhões
Portátil
Sony
2011
O PlayStation Vita, lançado pela Sony em 2011, foi um console portátil de última geração. Com uma ampla variedade de jogos e recursos avançados, como tela sensível ao toque e conectividade online, o PlayStation Vita atraiu os jogadores que buscavam uma experiência de jogo portátil de alta qualidade.
Master System
12 milhões
Doméstico
Sega
1986
O Master System, lançado pela Sega em 1985, foi um console de videogame de terceira geração. Embora tenha enfrentado uma forte concorrência do NES, o Master System teve sucesso em muitas regiões e vendeu milhões de unidades em todo o mundo, oferecendo uma biblioteca diversificada de jogos.
Game Gear
11 milhões
Portátil
Sega
1990
O Game Gear, também lançado pela Sega em 1990, foi um console portátil que competiu com o Game Boy da Nintendo. Com sua tela colorida e capacidade de reproduzir jogos de alta qualidade, o Game Gear conquistou fãs leais, embora tenha vendido menos unidades em comparação com o concorrente.
PC Engine/TurboGrafx-16
10 milhões
Doméstico
NEC/Hudson Soft
1987
O PC Engine, conhecido como TurboGrafx-16 na América do Norte, foi um console lançado pela NEC em 1987. Com sua arquitetura de 8 bits e um impressionante catálogo de jogos, o PC Engine/TurboGrafx-16 conquistou um público fiel, especialmente no Japão, onde teve um sucesso significativo.
Sega Saturn
9 milhões
Doméstico
Sega
1994
O Sega Saturn, lançado pela Sega em 1994, foi um console de videogame de quinta geração. Embora tenha enfrentado uma forte concorrência do PlayStation da Sony, o Sega Saturn atraiu os fãs da Sega com sua biblioteca diversificada de jogos e recursos avançados, como suporte a CD-ROM.
Dreamcast
9 milhões
Doméstico
Sega
1998
O Dreamcast, lançado pela Sega em 1998, foi o último console produzido pela empresa antes de sair do mercado de hardware. Com gráficos impressionantes, jogabilidade inovadora e recursos online avançados, o Dreamcast deixou sua marca como um console à frente de seu tempo, mas enfrentou dificuldades comerciais.
Master System (Brasil)
8 milhões
Doméstico
Tectoy
1989
O Master System, lançado no Brasil em 1989 pela Tectoy em parceria com a Sega, foi uma versão localizada e adaptada do console de mesmo nome. O Master System foi um grande sucesso no país, tornando-se um dos consoles mais populares no mercado brasileiro e proporcionando aos jogadores brasileiros uma experiência única de jogo.
Dendy (Famiclone)
6 milhões
Doméstico
Micro Genius
1992
O Dendy, também conhecido como Famiclone, foi um console de videogame produzido na Rússia pela empresa Steepler. Baseado no popular console NES da Nintendo, o Dendy trouxe a experiência de jogo para os jogadores russos, com uma biblioteca de jogos compatíveis com o NES e um design distintivo.
Super NES Classic Edition
5 milhões
Console Dedicado
Nintendo
2017
O Super NES Classic Edition, lançado pela Nintendo em 2017, foi uma versão em miniatura do icônico console Super Nintendo Entertainment System (SNES). Com uma seleção de jogos clássicos pré-instalados, o Super NES Classic Edition trouxe nostalgia para os fãs do SNES e permitiu reviver as experiências de jogo dos anos 90.
Famicom Disk System
4 milhões
Extensão para Console
Nintendo
1986
O Famicom Disk System foi uma extensão do console Nintendo Entertainment System (NES) lançado exclusivamente no Japão em 1986. Utilizando discos magnéticos em vez de cartuchos, o Famicom Disk System oferecia recursos adicionais, como salvamento de jogos e conteúdo extra. Foi uma adição inovadora ao mercado de consoles na época.
NES Classic Edition
4 milhões
Console Dedicado
Nintendo
2016
O NES Classic Edition, lançado pela Nintendo em 2016, foi uma versão em miniatura do lendário console NES. Com uma seleção de jogos clássicos pré-instalados e um design nostálgico, o NES Classic Edition permitiu aos jogadores reviverem a era dourada dos jogos eletrônicos e desfrutarem de títulos icônicos da Nintendo.
WonderSwan
3 milhões
Portátil
Bandai
1999
O WonderSwan, lançado pela Bandai em 1999, foi um console portátil no Japão. Projetado por Gunpei Yokoi, criador do Game Boy, o WonderSwan apresentava uma tela monocromática e uma biblioteca de jogos exclusiva. Embora não tenha alcançado o sucesso global de outros consoles, o WonderSwan conquistou um público leal no mercado japonês.
Sega Pico
3 milhões
Doméstico
Sega
1993
O Sega Pico, lançado pela Sega em 1993, foi um console educacional voltado para crianças em idade pré-escolar. Com um design interativo e jogos educativos, o Sega Pico proporcionava uma experiência de aprendizado divertida e envolvente, estimulando o desenvolvimento das crianças por meio do jogo.
Color TV-Game
3 milhões
Console Dedicado
Nintendo
1977
O Color TV-Game foi uma série de consoles de videogame produzidos pela Nintendo no final da década de 1970 e início da década de 1980. Esses consoles simples, baseados em jogos de pong, foram lançados exclusivamente no Japão e ajudaram a estabelecer a Nintendo como uma das principais empresas de jogos eletrônicos.
Intellivision
3 milhões
Doméstico
Mattel
1980
O Intellivision, lançado pela Mattel Electronics em 1979, foi um console de segunda geração conhecido por sua tecnologia avançada e jogabilidade inovadora. Com seus gráficos e som aprimorados em comparação com outros consoles da época, o Intellivision ofereceu uma experiência de jogo mais imersiva e diversificada.
Mega Drive (Brasil)
3 milhões
Doméstico
Tectoy
1990
O Mega Drive, conhecido como Sega Genesis em outros países, foi lançado pela Sega em 1988. No Brasil, o console ganhou popularidade nos anos 90, oferecendo uma ampla variedade de jogos e competindo diretamente com o Super Nintendo. O Mega Drive marcou uma era de intensa rivalidade entre Sega e Nintendo.
N-Gage
3 milhões
Portátil
Nokia
2003
O N-Gage, lançado pela Nokia em 2003, foi um console híbrido que combinava recursos de telefone celular e videogame portátil. Embora tenha enfrentado desafios em termos de design e usabilidade, o N-Gage foi um precursor dos smartphones modernos, mostrando o potencial de convergência de dispositivos móveis e jogos eletrônicos.
Sega CD
2 milhões
Extensão para Console
Sega
1991
O Sega CD, também conhecido como Mega-CD, foi uma extensão para o console Mega Drive lançada pela Sega em 1991. Com o Sega CD, os jogadores podiam desfrutar de jogos em CD-ROM com gráficos melhorados, áudio de alta qualidade e sequências de vídeo, proporcionando uma experiência mais imersiva e cinematográfica.
ColecoVision
2 milhões
Doméstico
Coleco
1982
O ColecoVision, lançado pela Coleco em 1982, foi um console de terceira geração que concorreu diretamente com o Atari 2600. Com uma biblioteca diversificada de jogos, incluindo algumas conversões de fliperamas populares, o ColecoVision foi elogiado por seus gráficos avançados e controle preciso.
Magnavox Odyssey²
2 milhões
Doméstico
Magnavox/Philips
1978
O Magnavox Odyssey², lançado pela Magnavox em 1978, foi um console de segunda geração que trouxe avanços em relação ao seu antecessor, o Magnavox Odyssey. Com gráficos mais sofisticados e uma maior variedade de jogos, o Odyssey² ofereceu aos jogadores uma experiência de jogo mais envolvente e diversificada.
PC Engine CD-ROM²
2 milhões
Extensão para Console
NEC
1988
O PC Engine CD-ROM², lançado pela NEC em 1988, foi uma expansão para o console PC Engine que permitiu aos jogadores desfrutar de jogos em CD-ROM. Com capacidade de armazenamento maior, os jogos do PC Engine CD-ROM² apresentavam gráficos mais avançados e uma trilha sonora de alta qualidade, elevando a experiência de jogo a um novo patamar.
Atari 7800
1 milhão
Doméstico
Atari
1986
O Atari 7800, lançado pela Atari em 1986, foi um console de terceira geração que trouxe melhorias em relação ao seu antecessor, o Atari 5200. Compatível com os jogos do Atari 2600, o Atari 7800 ofereceu gráficos aprimorados, controles mais precisos e uma biblioteca diversificada de jogos, consolidando-se como uma opção popular entre os jogadores da época.
Atari Lynx
1 milhão
Portátil
Atari
1989
O Atari Lynx, lançado pela Atari em 1989, foi um console portátil pioneiro que apresentou recursos inovadores para sua época. Com uma tela colorida e retroiluminada, gráficos avançados e recursos multiplayer, o Lynx ofereceu uma experiência de jogo única para os jogadores em movimento.
Philips CD-i
1 milhão
Doméstico
Philips
1990
O Philips CD-i, lançado pela Philips em 1991, foi um console multimídia que combinava recursos de videogame com reprodução de CD, vídeos interativos e outras aplicações. Embora não tenha alcançado grande sucesso comercial, o CD-i contribuiu para o desenvolvimento de tecnologias multimídia posteriores.
Telstar
1 milhão
Console Dedicado
Coleco
1976
O Telstar, lançado pela Coleco em 1976, foi uma série de consoles de primeira geração que trouxe os jogos eletrônicos para os lares. Com sua simplicidade e facilidade de uso, o Telstar permitiu que os jogadores desfrutassem de uma variedade de jogos em suas próprias televisões, proporcionando uma experiência de entretenimento única.
Atari 5200
1 milhão
Doméstico
Atari
1982
O Atari 5200, lançado pela Atari em 1982, foi um console de segunda geração que trouxe melhorias em relação ao seu antecessor, o Atari 2600. Com controles mais avançados e gráficos aprimorados, o 5200 ofereceu aos jogadores uma experiência de jogo mais imersiva e envolvente.
Oculus Quest
1 milhão
Realidade Virtual
Oculus
2019
O Oculus Quest, lançado pela Oculus VR em 2019, é um headset de realidade virtual que revolucionou a forma como os jogos são experimentados. Com rastreamento de movimento preciso e gráficos imersivos, o Oculus Quest oferece aos jogadores a liberdade de explorar mundos virtuais e desfrutar de uma experiência de jogo totalmente imersiva.
Tipos de Consoles de Videogame
Existem diferentes tipos de consoles de videogame, cada um com suas características e propósitos específicos.
Consoles de videogame domésticos – são os consoles tradicionais que se conectam à TV e são projetados para uso em casa. Ele consiste em uma unidade principal de hardware, geralmente conectada a uma TV ou monitor, que executa jogos por meio de mídia física (como discos) ou por download digital.
Consoles portáteis – são consoles compactos e leves que permitem jogar em qualquer lugar. Ao contrário dos consoles de videogame tradicionais, que são conectados a uma TV ou monitor, os consoles portáteis possuem uma tela embutida, controles integrados e são alimentados por bateria.
Consoles dedicados – são um tipo de console de videogame projetado especificamente para executar jogos pré-instalados, conhecidos como jogos built-in. Ao contrário dos consoles modernos que suportam uma ampla variedade de jogos por meio de mídia física ou download digital, os consoles dedicados são limitados a um conjunto fixo de jogos que estão incorporados no próprio dispositivo.
Consoles de realidade virtual – ou óculos de realidade virtual, é um dispositivo eletrônico que permite aos usuários mergulharem em experiências virtuais imersivas. Composto por um conjunto de lentes e telas embutidas, o óculos VR exibe imagens e vídeos em 3D que dão a sensação de estar presente em um ambiente virtual. Exemplos incluem Oculus Rift, PlayStation VR e HTC Vive.
Consoles Mais Vendidos da História Divididos por Geração
Agora que você já sabe quais são os consoles de videogame mais vendidos de todos os tempos, está na hora de conhecer cada uma das 9 gerações de consoles.
🎮 1972: 1ª Geração de Consoles
Os consoles de videogame deram seus primeiros passos nessa geração. O Magnavox Odyssey foi o primeiro console doméstico de videogame comercialmente disponível. Era uma máquina de jogos muito simples, com gráficos baseados em linhas e jogos como “Table Tennis”. Já o Pong da Atari, tornou-se um fenômeno cultural, ajudando a impulsionar o reconhecimento e a popularidade dos videogames.
🕹️ 1976: Surgimento da 2ª Geração
Essa geração viu a introdução de cartuchos de jogos intercambiáveis, permitindo aos jogadores uma variedade maior de jogos para escolher. O Atari 2600, em particular, dominou a era com seu joystick icônico e sua extensa biblioteca de jogos. Além disso, houve também uma maior ênfase nos gráficos, embora ainda fossem bastante rudimentares.
🎮 1983: 3ª Geração, a “Geração 8-bits”
Essa geração apresentou consoles como o NES e o Sega SG-1000, que elevaram os gráficos e o design de jogos a novos patamares. A introdução de títulos como “Super Mario Bros.” e “The Legend of Zelda” definiu os padrões de design de jogos que continuam a ser seguidos até hoje.
🕹️ 1987: 4ª Geração Eleva os Jogos Portáteis
Essa geração viu a chegada de máquinas poderosas de 16 bits como o Super Nintendo e o Sega Genesis, mas a grande inovação veio na forma de portabilidade. O Game Boy da Nintendo permitiu aos jogadores levar suas experiências de jogo para qualquer lugar, tornando os videogames ainda mais acessíveis e populares.
🎮 1993: O Início 3D da 5ª Geração
O foco dessa geração foi a transição dos gráficos 2D para os 3D, com o PlayStation da Sony e o Nintendo 64 liderando o caminho. Além disso, a introdução de CDs como meio de armazenamento permitiu jogos maiores e mais complexos.
🕹️ 1998: 6ª Geração e a Internet
Essa geração viu a internet se tornar uma parte significativa dos videogames, com o Xbox da Microsoft introduzindo o Xbox Live. Além disso, consoles como o PlayStation 2 e o GameCube da Nintendo expandiram as fronteiras do que os videogames poderiam fazer.
🎮 2005: Gráficos em HD e Controles de Movimento da 7ª Geração
A 7ª geração trouxe gráficos em alta definição e controles de movimento. O Wii da Nintendo revolucionou os videogames com seus controles intuitivos de movimento, enquanto o PlayStation 3 e o Xbox 360 apostaram em gráficos impressionantes e experiências de jogo on-line robustas.
🕹️ 2012: Consoles Modernos da 8ª Geração
Com a introdução de consoles poderosos como o PlayStation 4 e o Xbox One, os jogos nunca foram tão realistas. Mas foi o Nintendo Switch que realmente chamou a atenção, com sua capacidade de alternar entre um console de mesa e portátil.
🎮 2020: 9ª Geração e Além
A 9ª geração, liderada pelo PlayStation 5 e Xbox Series X/S, promete levar os videogames a novos patamares com gráficos ultrarrealistas, taxas de quadros suaves e tempos de carregamento quase instantâneos. Ao mesmo tempo, as empresas continuam a explorar novas formas de jogar, com foco em experiências sociais, em realidade virtual e em jogos em nuvem. A Nintendo, conhecida por desafiar as convenções, também está se preparando para lançar o próximo capítulo de sua história no mundo dos consoles.
Quantidade de Vendas Versus Qualidade.
A quantidade de unidades vendidas é frequentemente usada como medida de sucesso para os consoles de videogame. No entanto, é importante considerar que apenas os números de vendas não refletem necessariamente a qualidade geral de um console. Embora vendas altas possam indicar popularidade, isso não garante que o console seja o melhor em termos de recursos, desempenho ou experiência do usuário.
Por exemplo, os melhores games de todos os tempos nem sempre são aqueles mais vendidos. Em última análise, o equilíbrio entre quantidade de vendas e qualidade é subjetivo e pode variar dependendo das preferências individuais.
Ricardo é um escritor e editor freelancer de tecnologia e cultura nerd com mais de uma década de experiência na produção e edição de conteúdo para publicações on-line e impressas. Ele pretende torn...