16 Sites como YouTube: Melhores alternativas ao youtube.com!
Alternativas ao YouTube podem não alcançar o mesmo número de usuários ou oferecer possibilidade de monetização semelhante, no entanto, sites como o Youtube têm a capacidade de proporcionar maior privacidade, conteúdo mais exclusivo e uma comunidade mais segmentada de usuários com interesses semelhantes.
O YouTube é o maior site de vídeo online grátis, mas não é o único. Se você procura filmes completos ou episódios de programas de TV, terá dificuldade em encontrá-los no YouTube, pois é bastante rigoroso quando se trata de gravar vídeos por causa de reclamações de direitos autorais. E mesmo que você encontre alguns, provavelmente terá que pagar por eles e / ou assistir a vários anúncios pop-up ou comerciais enquanto os assiste. Por essas e outras, disponibilizamos aqui os 16 melhores sites como YouTube.
Melhores 16 Sites como YouTube
Abaixo, você vai encontrar uma extensa lista de alternativas ao YouTube para criadores de conteúdo e empresas.
Vimeo – Vídeo de alta definição
Vimeo é um fornecedor de soluções de software de vídeo tudo-em-um. A plataforma da Vimeo permite que qualquer equipe profissional ou organização crie, colabore e comunique-se.
Atualmente, a Vimeo atende a sua crescente comunidade de mais de 260 milhões de usuários. A Vimeo se concentra na entrega de vídeo de alta definição em uma variedade de dispositivos.
A Vimeo fornece aos seus assinantes ferramentas para criação, edição e transmissão de vídeo, soluções de software empresarial e meios para profissionais de vídeo se conectarem com clientes e outros profissionais.
- Conteúdo de alta qualidade
- Especialmente projetado para criadores de conteúdo profissionais
- Recurso de atualização adicional disponível mediante pagamento
- Conversas construtivas com a comunidade
- Aplicativos para vários dispositivos
- Alcance menor do que o YouTube
- Recursos importantes de upload não são gratuitos
- Contas inativas são excluídas dentro de um ano, embora com aviso prévio
Como é melhor do que o YouTube?
A Vimeo pode hospedar e incorporar vídeos de alta qualidade e sem falhas. Aqueles que desejam compartilhar trabalhos profissionais podem ter a certeza de que a plataforma não comprimirá seus vídeos, ao contrário da maioria do conteúdo no YouTube, que é comprimido por questões de espaço e dados.
A Vimeo permite que os usuários personalizem sua aparência com opções de cores, branding e vídeos recomendados selecionados.
Com um sistema de privacidade muito melhor, a Vimeo permite que os usuários publiquem vídeos que apenas seguidores podem ver, contas especificamente selecionadas ou assistam com uma senha necessária.
Para quem é adequado?
- Criadores de conteúdo de vídeo e profissionais, cineastas, artistas visuais, animadores, videomakers e outros profissionais criativos
- Proprietários de negócios que procuram um site gratuito de hospedagem de vídeo com vídeos incorporados com ótima aparência
Dtube – Sites como YouTube com tecnologia blockchain
DTube é uma alternativa ao YouTube que utiliza a tecnologia blockchain para compartilhar vídeos de pessoa para pessoa.
A abordagem descentralizada significa que há um menor risco de interrupções no servidor que afetam seus vídeos.
A plataforma apoia a liberdade de expressão e se opõe à censura baseada em IA pelo YouTube, e todos os criadores de vídeo podem ganhar a criptomoeda DTube por vídeos bem-sucedidos.
- Sem censura
- Ganhe criptomoeda
- Sem diretrizes da comunidade
- Público menor
- Interface confusa
- Menos popular do que o YouTube
Como é melhor do que o YouTube?
O DTube é melhor que o YouTube devido às suas políticas de não censura. Por outro lado, o YouTube possui diretrizes rigorosas da comunidade e não hesita em remover um vídeo se ele não atender a essas diretrizes. O DTube também é melhor que o YouTube devido às oportunidades de ganhos que oferece. No DTube, apenas visualizações e curtidas contam, e não há algoritmos ou diretrizes.
Para quem é adequado?
- Entusiastas de blockchain
- Defensores da liberdade de expressão
Dailymotion – Alternativa Mais Parecida com Youtube.com
O Dailymotion é uma plataforma de hospedagem e compartilhamento de vídeo para fazer upload e compartilhar seus vídeos com um público existente.
Você pode usá-lo para criar um canal de vídeo, reunir seguidores e ganhar dinheiro com a receita publicitária compartilhada. É o mais próximo que você pode chegar do YouTube sem ser exatamente a mesma coisa.
- Upload ilimitado de vídeos gratuitos
- Suporte para upload de vídeos em HD de até 2 GB e 60 minutos de duração
- Suporte para upload e reprodução de vídeos em 4K
- Player de vídeo incorporado elegante
- Os criadores podem ganhar dinheiro com anúncios
- Público menor
- Anúncios em todos os vídeos
Como é melhor do que o YouTube?
O Dailymotion pode ser uma opção interessante como novo canal de distribuição para seus vídeos se você tem um público pequeno. Você tem uma chance maior de que eles sejam vistos e compartilhados por outros membros da base de usuários do Dailymotion. Uma coisa que o Dailymotion faz melhor são os vídeos incorporados. O resultado final fica mais elegante, sem marcação ou opções de reprodução estendidas.
Para quem é adequado?
- Criadores de conteúdo que ainda não têm presença estabelecida no YouTube
- Pequenas empresas que desejam uma alternativa gratuita ao YouTube para hospedar seus vídeos em HD incorporados
Vevo – Alternativa focada em videoclipes musicais
O Vevo é famoso por seus videoclipes musicais, com centenas de milhares de vídeos de qualidade da Universal Music Group e da Sony Entertainment.
Ao contrário do YouTube, o Vevo foi criado para entusiastas da música e músicos. Você não pode fazer upload de seu próprio conteúdo, mas pode consumir o conteúdo na plataforma.
É uma ótima plataforma para assistir a videoclipes de música em vários formatos, como clipes de concertos, performances em estúdio e entrevistas e recursos nos bastidores.
- Ideal para amantes da música
- Conteúdo oficial de alta qualidade de artistas famosos
- Videoclipes, performances ao vivo e conteúdo exclusivo de bastidores
- Não permite fazer upload de conteúdo próprio
- Limitado ao conteúdo musical
- Menos diversidade de conteúdo em comparação com o YouTube
Como é melhor do que o YouTube?
O Vevo é melhor do que o YouTube se você é um fã de música e está interessado principalmente em videoclipes, performances ao vivo e conteúdo relacionado a artistas famosos. É uma ótima fonte de conteúdo oficial e de alta qualidade de músicos conhecidos.
Para quem é adequado?
- Amantes da música que desejam assistir a videoclipes oficiais e conteúdo exclusivo de artistas famosos
- Músicos que desejam acessar um catálogo de videoclipes de alta qualidade
Twitch – Sites como YouTube para gamers
O Twitch é uma alternativa popular ao YouTube, especialmente para jogadores. Ele oferece um portal de streaming ao vivo que se concentra em e-sports e videogames.
Desde que a Amazon o adquiriu em 2016, a empresa criou o Twitch Prime, que fornece assinaturas gratuitas, jogos, recompensas de jogos e streaming sem anúncios.
O conceito é semelhante ao do YouTube, com conteúdo gratuito para todos. Você pode se registrar gratuitamente via Facebook ou e-mail e usar recursos como bate-papo, adicionar amigos ou seguir canais.
O serviço de compartilhamento social permite que os usuários registrados transmitam todo o conteúdo e compartilhem momentos de suas próprias vidas enquanto discutem com os outros.
- Gera boa renda
- Ótimo para streaming ao vivo online
- Ótimo para jogadores
- Retira parte da receita
- Conteúdo exclusivo por tempo limitado
- Falta de ferramentas de moderação
Como ele é melhor do que o YouTube?
O Twitch é ótimo para jogadores que desejam construir uma comunidade em torno de seu conteúdo, enquanto o YouTube para Gaming é perfeito para aqueles que desejam criar vídeos. Embora o YouTube seja a opção mais lucrativa para criadores de conteúdo, o Twitch oferece vários recursos que facilitam a transmissão de jogos.
Para quem é adequado?
- Jogadores
- Streamers online
- Vloggers
Odysee Alternativa ao Youtube com protocolo blockchain
O Odysee também funciona em um protocolo blockchain chamado LBRY, que permite que qualquer pessoa crie aplicativos que interajam com conteúdo digital em sua rede.
Você pode fazer upload de conteúdo e usá-lo para sua estratégia de marketing digital e outras atividades comerciais. Você também pode criar um aplicativo por meio do protocolo e realizar grandes feitos.
No Odysee, você pode definir preços por download ou transmissão, fornecer conteúdo gratuito aos espectadores e publicar arquivos de áudio e vídeo, documentos e outros tipos de arquivos.
Ao contrário do YouTube, o Odysee permite que você ganhe criptomoedas por meio de créditos LBRY ao usar a plataforma.
- Ganhar criptomoedas
- Regras menos restritivas do que no YouTube
- Descoberta de vídeo fácil
- Pode apresentar falhas
- Conteúdo limitado para escolher
- Menos espectadores no canal
Como ele é melhor do que o YouTube?
Ele possui a maioria das funcionalidades do YouTube, incluindo streaming ao vivo. Os usuários podem ganhar dinheiro por meio de créditos LBRY obtidos por doações em uploads ou ao completar desafios. Ele é construído no protocolo LBRY, tornando-o resistente à censura.
Para quem é adequado?
- Marketers digitais
- Pessoal de negócios
- Entusiastas de blockchain e liberdade de expressão
BitChute – Maior ênfase na liberdade de expressão
BitChute é uma plataforma de compartilhamento de vídeo peer to peer que tem ganhado popularidade nos últimos anos, principalmente entre aqueles que buscam uma plataforma com menos restrições de conteúdo e maior ênfase na liberdade de expressão.
Ele utiliza tecnologia BitTorrent para compartilhar vídeos de usuários com outros usuários. O site é uma alternativa do YouTube, e os criadores do site afirmam que o site estará livre de censura e que todos poderão enviar vídeos.
- Conhecido por ter políticas de conteúdo mais permissivas em comparação com o YouTube
- Menos censura e remoção de vídeos.
- Variedade de conteúdo, desde vídeos educacionais até análises de notícias.
- Oferece menos opções de monetização.
- Menos visibilidade que o YouTube, o que pode limitar o potencial de alcance.
- Considerada menos polida em termos de interface do usuário e recursos.
Como ele é melhor do que o YouTube?
O BitChute é considerado melhor que o YouTube por aqueles que valorizam a liberdade de expressão e desejam evitar restrições de conteúdo mais rígidas. A plataforma permite que os criadores compartilhem uma variedade de conteúdo, incluindo material que pode ser considerado controverso em outras plataformas.
Para quem é adequado?
- Criadores que desejam maior liberdade de expressão.
- Aqueles que desejam compartilhar conteúdo que pode ser restrito em outras plataformas.
- Pessoas que buscam uma alternativa ao YouTube com políticas de conteúdo mais permissivas.
VidLii – Espécie de Youtube amador
O portal de vídeo lembra os primeiros dias do YouTube, tanto em termos de funcionalidade quanto de aparência.
Ao visitar o VidLii, fica claro por que o site foi criado: para apresentar clipes e gravações amadoras.
Você não encontrará vídeos editados profissionalmente aqui. O VidLii evoca o espírito brincalhão e experimental que tornou o YouTube famoso.
Quase todas as categorias concebíveis estão representadas – de carros a tecnologia, de notícias a entretenimento. Também existe uma categoria para música, mas não apresenta clipes de música atuais.
- Conteúdo gerado pelo usuário
- Uma ampla variedade de tópicos abordados
- Alta usabilidade
- Design retrô
- Gratuito para usar
- Baixo conteúdo relevante
- Alcance limitado
- Pouco popular
Como ele é melhor do que o YouTube?
É um ótimo site. Permite muita personalização, tem ótimos recursos, é constantemente atualizado e tem uma comunidade decente na maior parte do tempo.
Ele até possui um recurso de parceria onde você pode ganhar dinheiro. É principalmente como a versão mais antiga do YouTube.
Para quem é adequado?
- Usuários nostálgicos do YouTube
- Criadores de vídeo
Internet Archive Vídeos
O Internet Archive é uma biblioteca digital americana com a missão declarada de acesso universal a todo o conhecimento.
Ele oferece acesso público gratuito a coleções de materiais digitalizados, incluindo sites, aplicativos/software, música, filmes/vídeos, imagens em movimento e milhões de livros.
Além de sua função de arquivamento, o Archive é uma organização ativista que defende um Internet livre e aberto.
O Internet Archive permite que o público faça upload e download de material digital em seu cluster de dados. No entanto, a maior parte de seus dados é coletada automaticamente por seus rastreadores da web, que preservam o máximo possível da web pública.
Seu arquivo da web Wayback Machine contém centenas de bilhões de capturas da web. O Archive também supervisiona um dos maiores projetos de digitalização de livros do mundo.
- Acesso a conteúdo de vídeo não encontrado em outros lugares
- O conteúdo arquivado é categorizado para ajudar você a encontrar o que procura
- Os usuários podem fazer upload de seu próprio conteúdo
- A interface do site parece desatualizada
- Você provavelmente não encontrará seus YouTubers favoritos aqui
- Seleção aleatória
Como ele é melhor do que o YouTube?
Este é um arquivo de documentários, filmes e vídeos que você pode não conseguir encontrar em nenhum outro lugar. Você pode pesquisar vídeos por ano, idioma, tópico e assunto.
Você também pode fazer upload de seus próprios vídeos. É uma boa alternativa ao YouTube para estudar a história da internet.
Para quem é adequado?
- Pessoas que estudam a história da internet
- Pessoas procurando vídeos antigos
Rumble – Alternativa ao Youtube com monetização robusta
O Rumble é outra alternativa ao YouTube que tem se destacado como uma plataforma de compartilhamento de vídeos, atraindo a atenção de criadores de conteúdo que desejam uma opção diferente para hospedar seus vídeos online.
- Oportunidades de monetização mais robustas.
- Parcerias de mídia que podem aumentar a visibilidade do seu conteúdo.
- Variedade de conteúdo, desde vídeos engraçados até opiniões políticas.
- Pode ter um público menor em comparação.
- Embora mais permissivas, o conteúdo pode ser removido se violar essas políticas.
- Pode não ser tão intuitiva para os usuários quanto o YouTube.
Como ele é melhor do que o YouTube?
O Rumble é considerado uma alternativa ao YouTube devido às suas opções de monetização aprimoradas e parcerias de mídia que podem ajudar os criadores a ganhar dinheiro com seus vídeos. Além disso, as políticas de conteúdo do Rumble podem ser percebidas como menos restritivas em comparação com o YouTube, tornando-o atraente para criadores que desejam compartilhar conteúdo mais controverso.
Para quem é adequado?
- Criadores que desejam uma plataforma com oportunidades de monetização aprimoradas.
- Aqueles que buscam parcerias de mídia para expandir a visibilidade de seu conteúdo.
- Pessoas que desejam uma alternativa ao YouTube com políticas de conteúdo relativamente mais permissivas.
9GAG TV
9GAG é uma plataforma popular para fãs de mídias sociais e qualquer pessoa que procura vídeos curtos e engraçados.
Usuários do Facebook e do Twitter adoram essa plataforma, pois ela está repleta de GIFs, memes e outras fotos divertidas que podem compartilhar com os amigos. O conteúdo é categorizado, tornando fácil encontrar o que você procura.
- Ótimo lugar para encontrar ideias hilárias para tentar e compartilhar
- O conteúdo é categorizado para facilitar a navegação e busca
- Uma fonte popular de memes engraçados, GIFs e vídeos curtos compartilháveis
- Não é uma plataforma ideal para construir uma marca
- Interface básica
Como é melhor do que o Youtube?
9Gag é outro site de vídeo além do YouTube que ganhou popularidade entre os millennials e a geração Z.
Embora algum conteúdo possa não ser apropriado para o trabalho, isso não impede os usuários de visualizar tópicos pop-culturais em tendência.
A qualidade satírica do conteúdo postado no 9Gag o torna ainda mais divertido. Alguns até consideram o 9Gag como um pioneiro que revolucionou o uso de memes na forma de GIFs.
Para quem é adequado?
- Criadores de vídeos de reação
- Geração Z
- Millennials
Facebook Watch
O Facebook Watch cresceu nos últimos anos depois que a empresa decidiu focar no formato de vídeo de conteúdo.
O recurso Facebook Watch permite aos usuários navegar e assistir a vídeos em tendência com base em seu histórico de visualização e interesses.
No entanto, a interface não é como a do YouTube, mas o público e o conteúdo se sobrepõem, tornando o Facebook uma alternativa completa ao YouTube no espaço de compartilhamento e hospedagem de vídeos.
O público e o alcance potencial são mais amplos. Você obtém compartilhamento de vídeo nativo, a opção de ganhar com anúncios, transmissão ao vivo, suporte para arquivos de até 10 GB e 4 horas de duração, e audiências personalizadas para seus esforços de retargeting.
- Público e alcance potencial maiores do que o YouTube
- Compartilhamento de vídeo nativo no Facebook
- Opção de ganhar dinheiro com anúncios
- Suporta arquivos de até 10 GB e 4 horas de duração
- Transmissão ao vivo
- Resolução máxima limitada a 1080p
- Incorporações desajeitadas
Como é melhor do que o Youtube?
O Facebook tem mais poder sobre o YouTube quando se trata de direcionamento. Com sua riqueza de dados demográficos e informações pessoais como interesses, o Facebook pode alcançar precisamente o público que você deseja que seu vídeo alcance e que se interesse pelo seu conteúdo.
O YouTube também faz direcionamento, mas depende principalmente de cookies, o que não é tão preciso quanto o direcionamento por interesses.
Para quem é adequado?
- Vlogueiros de viagem, chefs do YouTube e outros criadores de conteúdo
- Pequenas empresas que desejam alcançar novos públicos com seus vídeos
- Profissionais do marketing que desejam criar audiências iniciais para futuras campanhas de marketing no Facebook
Twitter Video
O Twitter Video permite que você faça upload e compartilhe seus vídeos, imagens e conteúdo usando os ícones no editor de tweet.
A transmissão ao vivo também é uma opção usando o ícone de câmera aprimorado disponível no aplicativo móvel do Twitter.
O Twitter tem estado no mesmo nível de outras redes sociais como o Instagram e o Facebook, percebendo a necessidade de melhorar seu compartilhamento de vídeos.
- Transmissão ao vivo com o ícone de câmera no editor de tweets do aplicativo
- Vídeos de baixa qualidade têm bom desempenho
- Os usuários do Twitter gostam do compartilhamento de vídeo nativo
- Ideal para criadores de vídeos “curtos e diretos”
- Limite de duração do vídeo de 140 segundos
- Resolução máxima limitada a 1200p
Como é melhor do que o Youtube?
Os vídeos se espalham como nenhum outro tipo de conteúdo, porque é um conteúdo com o qual as pessoas gostam de interagir.
No Twitter, vemos que o vídeo é o tipo de mídia mais compartilhado. Tweets com vídeos são mais propensos a serem retweetados seis vezes mais do que Tweets com fotos e três vezes mais do que Tweets com GIFs.
Para quem é adequado?
- Humoristas e outros criadores que se destacam com vídeos de formato curto
- Contadores e outros profissionais que podem responder a perguntas rápidas e específicas
- Qualquer pessoa que tenha dificuldade com vídeos de longa duração
Tiktok – Sites como Youtube de vídeo curto
O TikTok é uma plataforma de compartilhamento de vídeos que se destacou nos últimos anos como uma das mais populares entre o público mais jovem.
É conhecido por seu formato de vídeo curto e criativo, que permite aos usuários criar e compartilhar conteúdo rápido e envolvente.
- Especializado em vídeos curtos, o que o torna ideal para conteúdo rápido e envolvente.
- Interface amigável e fácil de usar, que permite que praticamente qualquer pessoa crie e compartilhe vídeos.
- Algoritmo do TikTok é altamente eficaz na descoberta de conteúdo relevante, tornando mais fácil alcançar um público amplo.
- As oportunidades de ganhar dinheiro podem ser limitadas.
- Políticas que proíbem certos tipos de conteúdo, o que pode limitar a criatividade.
- A concorrência por visibilidade pode ser acirrada, tornando desafiador se destacar.
Como é melhor do que o Youtube?
O TikTok é uma plataforma de vídeo curto que se diferencia do YouTube em termos de formato e público-alvo. Além disso, o algoritmo do TikTok é altamente eficaz na descoberta de conteúdo, o que pode permitir que criadores alcancem um grande público rapidamente.
Para quem é adequado?
- Criadores que desejam criar conteúdo de vídeo curto.
- Artistas e músicos que desejam promover sua música e talento de maneira criativa.
- Usuários que desejam descobrir e consumir conteúdo rápido e divertido.
Instagram Reels
O Instagram Reels é uma ferramenta de vídeo do Instagram que se assemelha ao TikTok, permitindo que os usuários criem e compartilhem vídeos curtos e criativos diretamente em no Instagram.
- Integração com o Instagram
- Variedade de ferramentas criativas, como efeitos especiais, música e temporizadores, para produzir vídeos.
- Base de usuários, o que facilita para os criadores alcançarem um público amplo com seus vídeos Reels.
- Concorrência acirrada devido à popularidade do Instagram tornando desafiador se destacar.
- Monetização limitada.
- Políticas que proíbem certos tipos de conteúdo.
Como é melhor do que o Youtube?
O Instagram Reels se diferencia do YouTube em vários aspectos, incluindo o formato de vídeo curto e a integração com uma plataforma de mídia social já estabelecida, o Instagram. Isso pode permitir que os criadores alcancem um público existente de forma mais eficaz e criem conteúdo mais focado em tendências e interações sociais.
Para quem é adequado?
- Criadores que desejam criar conteúdo de vídeo curto e criativo.
- Usuários do Instagram que desejam diversificar seu conteúdo e interagir com seu público de maneira mais envolvente.
Crackle
Crackle é outra alternativa ao YouTube voltada para espectadores, não criadores de conteúdo.
A plataforma hospeda programas e filmes completos, então os espectadores que adoram isso no YouTube também vão gostar no Crackle. A maioria dos programas é gratuita, em comparação com o YouTube, que cobra taxas semelhantes por conteúdo.
Crackle possui programas antigos e clássicos, que você pode não encontrar no YouTube como filmes e séries de TV sob demanda. Ele também possui uma biblioteca de conteúdo original criada para o serviço.
Crackle é gratuito nos Estados Unidos e na Austrália, mas é oferecido como um serviço de assinatura em países da América Latina. Se você mora no Brasil, precisará de uma VPN para acessar o Crackle de graça. Caso ainda não tenha uma, visite dica sobre a melhor VPN de 2024 e assista ao Crackle agora.
- Gratuito
- Boa seleção de conteúdo sob demanda
- Conteúdo original e raro em estoque
- Anúncios no início dos vídeos
- Opções limitadas para crianças
- Nenhuma opção de TV ao vivo
Como é melhor do que o YouTube?
Crackle tem uma abordagem direta para a interface do usuário. Se você clicar em um conteúdo, ele o leva diretamente a um anúncio e depois o leva ao início do filme ou programa de TV.
Crackle possui uma plataforma bastante fácil de usar e o número de anúncios se alinha com o que você pode esperar de um serviço de TV por streaming gratuito.
Para quem é adequado?
- Entusiastas de filmes e programas de TV
- Maratonistas casuais
Algum dos sites como Youtube pode tomar o lugar do Youtube.com?
O YouTube é a plataforma de vídeo online mais consolidada do mercado. Mais de 2 bilhões de usuários registrados visitam a plataforma mensalmente, e bilhões de horas de vídeo são assistidas por sua audiência global a cada mês.
Portanto, do ponto de vista de mercado e público, é improvável que os sites como o Youtube da nossa lista substituam completamente o YouTube.com em um futuro próximo.
Quem é o maior concorrente do YouTube?
Com o YouTube agora hospedando filmes e programas, seus maiores concorrentes são Netflix, Hulu e Vimeo. No entanto, com o Vimeo tendo reunido 150 milhões de criadores e 1,24 milhão de assinantes, ele ainda é muito menor em comparação com os 2 bilhões de usuários registrados do YouTube e seus US$ 15 bilhões em receita de publicidade.
Resumindo
Em 2023, o YouTube não é a única opção para conteúdo de vídeo online. Embora seja a plataforma líder em hospedagem e compartilhamento de vídeos, isso não significa que seja a única escolha disponível para você ou sua empresa.
Agora, gostaríamos de ouvir a sua opinião: qual é a sua alternativa preferida ao YouTube? O que você já experimentou? Compartilhe conosco nos comentários!
Reportar erro