Por que seu celular não dura mais de dois anos?
Por mais que o seu celular seja de última geração e tenha custado muito caro, provavelmente ele já tem uma data de validade predeterminada. É isso mesmo que você leu! Por mais que você realize inúmeros reparos e compre uma bateria novinha em folha, seu smartphone pode fazer parte de uma série de produtos fabricados de acordo com um sistema de “obsolescência programada”.
Mas, o que é isso? Obsolescência programada é a decisão do fabricante de propositadamente desenvolver, produzir, distribuir e vender um produto para consumo de forma que se torne obsoleto ou não-funcional com o passar do tempo, especificamente para forçar o consumidor a comprar a nova geração do produto.
A obsolescência programada é uma condição que reduz a vida de um telefone celular através de alterações ou atualizações no sistema operacional, que os fabricantes realizam para aumentar o consumo e deteriorar seus mecanismos.
Hoje em dia, nada nos garante a durabilidade dos nossos aparelhos smartphones. Pare e pense na quantidade de modelos e versões diferentes que você já comprou do mesmo celular? Ao pensar nisso, as coisas começam a fazer mais sentido para você não é? Porque os modelos mais antigos duravam mais e os mais novos, apesar das promessas de avanço tecnológico, rapidamente estão se tornando ineficientes e com um funcionamento comprometido.
A primeira multa da Samsung e Apple
Algum tempo atrás, esses argumentos tornaram-se mais críveis quando a primeira multa do mundo foi imposta devido à obsolescência programada, cuja expiração costuma ser programada pelo fabricante. A Autoridade Italiana AGCM (Autorità Garante della Concorrenza e del Mercato) condenou a Samsung e a Apple a pagarem a quantia no valor de 5 e 10 milhões de euros, respectivamente, por más práticas comerciais.
Ambas as empresas foram acusadas de intencionalmente estragar dispositivos móveis, enviando atualizações constantes de software, sem dizer aos seus clientes que isso poderia afetar a velocidade, o tempo de vida útil da bateria ou produzir blecautes repentinos.
Sinais de Obsolescência Programada no Celular
Como essas práticas ocultas são desenvolvidas na fase de design e fabricação do produto, é difícil para os usuários identificá-las antes de uma compra, portanto, só conseguimos usar smartphones que não terão mais de dois anos de vida.
Em geral, após esse período, o celular mostra os seguintes sinais de deterioração:
- A bateria do celular dura muito menos do que o normal.
- O telefone fica mais lento, por isso você não tem muitos aplicativos no seu computador.
- O dispositivo constantemente pede novas atualizações de softwares.
- Quando um novo modelo aparece no mercado, dependendo da empresa, as novas atualizações logo começam.
- Enfraquecer certas partes do celular, cuja reparação é muito cara ou de curto prazo, então o vendedor ou técnico irá aconselhá-lo a comprar um novo dispositivo.
Se você quiser tentar prolongar a vida útil de um telefone celular, você terá que submetê-lo a reparos que poderiam ser mais caros do que comprar um novo, e por isso eles lançam um novo a cada ano, com supostas melhorias ou benefícios que nos seduzem enquanto eles se afastam da ideia de consertar e atualizar.
Reportar erro