Como Detectar Texto Gerado Pela IA ChatGPT – Ferramenta Online
OpenAI, empresa desenvolvedora do ChatGPT e do do DALL-E, lançou uma ferramenta grátis capaz de detectar entre texto escrito por IA e texto escrito por um humano.
A ferramenta foi disponibilizada publicamente, dando a qualquer indivíduo a possibilidade de determinar se alguém está tentando passar o texto gerado como algo que foi escrito por uma pessoa.
Dica: Conhecida como “AI Text Classifier” ou “Classificador de Texto AI” em português, ela é relativamente simples de usar, embora você precise criar uma conta no ChatGPT para poder acessá-la.
Como Usar o Detector de Texto Gerado Pelo ChatGPT
Para os professores que precisam saber se um trabalho escolar, acadêmico ou redação foi gerado por IA, siga estas etapas simples para usar a ferramenta online da OpenAI:
Passo a Passo
- Visite o site do oficial da openai.com/ai-text-classifier e entre na sua conta.
- Cole o texto do documento que você deseja analisar na área indicada:
- Em seguida, clique no botão “Submit” e espere o seu texto ser analisado.
- Quando a ferramenta terminar de avaliar, ela vai estimar a probabilidade de o texto ter sido produzido por inteligência artificial. Os resultados podem ser os seguintes:
- Very unlikely: Muito improvável ter sido criado usando o ChatGPT.
- Unlikely: Improvável
- Possibly: Possível.
- Likely: Provável ter sido criado por IA.
- Unclear if it is: Indeterminado.
A Ferramenta de Detecção de texto Gerado pelo ChatGPT é confiável?
O “AI Text Classifier” tem o potencial de interromper a disseminação automatizada de informações incorretas, plágio e chatbots que fingem ser humanos. Mas para atingir esses objetivos ainda deve demorar.
Embora tenha sido desenvolvida pelos criadores do ChatGPT, a ferramenta de detecção não é 100% precisa. Espera-se que a eficácia aumente com o passar do tempo e a adição de novos dados de treinamento.
Treinamos um classificador para distinguir entre texto escrito por um ser humano e texto escrito por IAs de vários fontes. Embora seja impossível detectar de forma confiável todo o texto escrito por IA, acreditamos que bons classificadores podem fornecer atenuações para falsas alegações de que o texto gerado por IA foi escrito por um humano: por exemplo, executando campanhas automatizadas de desinformação, usando ferramentas de IA para desonestidade acadêmica e posicionando um chatbot de IA como humano.
Limitações Práticas
É crucial observar que o detector de texto gerado por inteligência artificial da OpenAI tem algumas limitações que o próprio site oficial do desenvolvedor destaca:
- Requer um mínimo de 1.000 caracteres, o que equivale a aproximadamente 150 a 250 palavras.
- O classificador nem sempre é preciso; ele pode rotular erroneamente texto gerado por IA e escrito por humanos.
- O texto gerado por IA pode ser editado facilmente para evitar o classificador.
- É provável que o classificador erre no texto escrito por crianças e no texto que não está em inglês, porque foi treinado principalmente em conteúdo em inglês escrito por adultos.
Apesar de todas as suas limitações, podemos dizer com segurança que vale a pena tentar esta ferramenta.
Reportar erro