Por que Você nunca deve Carregar seu Celular com um Cabo Quebrado ou Falso

Por que Você nunca deve Carregar seu Celular com um Cabo Quebrado ou Falso

Muitas vezes usamos o carregador de celular, ignorando certos defeitos, como fios quebrados, desencapados ou danificados. Mas, se você é um daqueles que cobre a parte estragada com fita isolante ou compra um carregador falso, saiba que você está a um passo de danificar o sistema do seu computador ou até se colocar em grande perigo de curto, explosões e incêndios.

Sei que pode parecer difícil resistir e não comprar o carregador que o vendedor ambulante está vendendo por R$5,00 no trem, contudo, é mais seguro investir um pouco mais em um produto original que correr o risco de acabar tendo um prejuízo grandioso no fim.

Pode parecer inofensivo, mas um carregador falsificado ou defeituoso pode ter conseqüências inesperadas, como as seguintes:

Problemas na Bateria do seu Telefone

Se a vida útil da bateria estiver danificada, além de ser difícil comprar outra que não seja falsificada, seu celular provavelmente entrará em desuso e irá se deteriorar com o tempo.

Há uma certa voltagem para cada equipamento e se o carregador não atender a esses padrões, isso afetará diretamente a bateria. Muitos pensam que o dano está na entrada da área de carregamento, quando não está.

O mesmo acontece quando você deixa o seu celular carregando mais horas do que o necessário ou até mesmo a noite toda.

Choques Elétricos

Parece óbvio, mas na realidade é a consequência mais séria. Muitas pessoas morrem por ano devido a este tipo de acidente. A Electrical Safety First (Reino Unido), é uma organização que trabalha para aumentar a conscientização sobre a segurança elétrica, e verifica o perigo:

Nós testamos uma série de falsos carregadores e descobrimos que 98% deles pode causar um choque elétrico letal. É importante estar ciente dos riscos quando se compra um carregador, e não é preciso ser um especialista para distinguir um carregador original de um falso./p>

De acordo com a Electrical Safety First, para detectar um carregador falso, você deve verificar o texto, os erros gramaticais e a marca. O cabo geralmente tem imperfeições, o peso é mais leve e tende a ter deformações, em relação a sua forma e tamanho.

Explosões e Incêndios

Carregadores com defeito e componentes de baixa qualidade podem causar o superaquecimento do equipamento móvel e, assim, causar explosões ou curtos-circuitos.

Uma das principais causas de incêndios causados em residências são as descargas elétricas provocadas por aparelhos eletrodomésticos e carregador de celular.

Lembre-se de cuidar da vida útil do seu carregador. Evite enrolar ou dobrar muito, muito menos mantê-lo em lugares onde o sol se põe ou está sujeito a altas temperaturas, mas especialmente se você vir um defeito, é melhor se livrar dele.

Como Detectar se um Carregador é Falso?

  1. Verifique Informações no Produto: Empresas e marcas originais costumam inscrever informações no produto, como o local em que ele foi fabricado; verifique se estes dados estão presentes.
  2. Confira se tem Erros: Preste atenção em erros no texto e na logomarca inscritos no produto.
  3. Busque por certificações do Brasil como: selos da Anatel que identificam que o produto atende a requisitos determinados pelas autoridades.
  4. Repare a Qualidade do Material e o Peso: os falsificados são mais leves, por estarem ocos por dentro, e podem trazer imperfeições.

Dúvidas nos comentários.

Reportar erro
Avatar

Ricardo Rodrigues

Ricardo é um escritor e editor freelancer de tecnologia e cultura nerd com mais de uma década de experiência na produção e edição de conteúdo para publicações on-line e impressas. Ele pretende torn...

Compartilhar dica via:

Ou copiar link