Black Friday 2024: Segredos Para Achar os Maiores Descontos Black Friday
Black Friday, o feriado de compras por excelência dos Estados Unidos se tornou também o dia oficial para a temporada de compras de final de ano no Brasil. É um dos melhores dias do ano para comprar aparelhos eletrônicos, roupas, itens para casa – tudo por um preço baixo com desconto.
Então você encontrou o que parece ser o negócio perfeito, e você está pronto para puxar o gatilho. Pare. Antes de comprar qualquer coisa na Black Friday, há alguns segredos que você precisa conhecer. E como esse feriado de compras está se aproximando rapidamente, decidimos montar uma lista de dicas e truques para ajudá-lo a não ser enganado e conseguir os melhores descontos do ano.
Como se preparar para o Black Friday
Comece a seguir essas dicas bem antes da Black Friday. Quanto mais cedo você começar, mais organizado você estará quando o grande dia chegar.
1. Saiba quanto você pode gastar
Os gastos da Black Friday são uma categoria a parte na qual é perfeitamente aceitável gastar acima da média. Claro, é difícil resistir aos descontos e ofertas, mas sua carteira agradecerá mais tarde se você mostrar moderação agora.
Antes de gastar um centavo na Black Friday, defina um orçamento e cumpra-o. Faça uma lista de todos para quem você vai comprar, o que você vai comprar e quanto você espera que esses itens custem.
Esse é o seu limite de orçamento – gastar mais é inaceitável. À medida que a Black Friday se aproxima, você pode usar as dicas abaixo para identificar os custos reais dos itens, esticar ainda mais seu dinheiro e (dedos cruzados) terminar o dia abaixo do orçamento.
2. Pesquisa Pré-Black Friday
Quando um desconto não é de verdade? Quando a loja simplesmente reduz o preço que foi inflado anteriormente para fazer parecer que você está fazendo um ótimo negócio.
Para não cair na Black Fraude, nas semanas e meses que antecedem sexta-feira, 23 de novembro, defina alertas de preço para produtos de correspondência exata e similares que você pretende comprar durante a temporada de compras de fim de ano.
Veja como (ou se) eles mudam com o tempo, e como os preços de venda na véspera realmente se parecem. Com alguma sorte, você detectará picos de preços suspeitos e evitará cair em truques disfarçados de ofertas.
3. Siga os varejistas nas mídias sociais
Essa dica é boa o ano todo ano, mas é realmente especial durante a Black Friday e Cyber Monday, quando os varejistas aumentam a atividade promocional e fazem ofertas de última hora em volumes maiores.
Minha estratégia de mídia social foi criar uma conta e entrar no Twitter para seguir as lojas e sites de ofertas. A partir de algumas semanas antes da Black Friday, comece a olhar com atenção sua lista de lojas para ver as promoções exclusivas para seguidores.
Você também pode criar conta Facebook para seguir as páginas dos seus varejistas favoritos. Apenas saiba que você provavelmente começará a receber anúncios segmentados depois de seguir, o que, dependendo do seu apetite por anúncios e da sua estratégia de compras da Black Friday, pode não ser uma coisa ruim.
Dependendo de suas configurações de privacidade e hábitos de navegação, seus anúncios de varejo no Facebook podem ser muito bem segmentados para o seu gosto.
4. Inscreva-se para receber Emails com Descontos
Inscrever-se nos boletins informativos por e-mail dos varejistas é ainda mais fácil do que segui-los nas mídias sociais. Leva apenas alguns segundos para inserir seu endereço de e-mail e não custa nada receber um boletim informativo com descontos.
Para evitar a confusão na sua caixa de entrada pessoal, você pode cria email em qualquer provedor de email grátis como o Gmail, Hotmail ou Outlook apenas para receber notificações com promoções de produtos como Playstaion, Iphone, celulares Samsung etc. (Essa é uma das minhas coisas favoritas sobre o Gmail – recebo muitos e-mails promocionais.)
Comece a prestar atenção às suas newsletters algumas semanas antes da Black Friday. Eles são a maneira mais fácil de ficar por dentro das promoções da Black Friday – mais eficientes e precisas do que buscar no Google e clicar no primeiro resultado, já que as ofertas vêm diretamente da fonte.
5. Coloque nos seus Favoritos os sites dos varejistas
Parece óbvio, mas você ficaria surpreso com quantas pessoas não aproveitam ao máximo os favoritos. Eles existem por uma razão, pessoas!
Organize, mesmo que de modo rudimentar, seus sites favoritos de varejo adicionando algumas palavras de descrição a cada título. Por exemplo, seu favorito da Fast Shop pode ser lido como "Melhor compra: eletrônicos e coisas de computador".
Não há certo ou errado – o que faz sentido para você é o que importa. Se você tiver muitos outros marcadores, poderá compartimentalizar ainda mais sua coleção de lojas de varejo online criando pastas especiais para a Black Friday ou a temporada de compras de fim de ano em geral.
6. Compreender as Políticas de Correspondência de Preço
Se você puder provar que o Ponto Frio cobra R$ 100 a menos pelo mesmo telefone que a loja da Shoptime, provavelmente o Shoptime vai te dar um desconto de, no mínimo, R$ 100 reais.
Nem todas as lojas possuem essa política de correspondência de preço, e algumas excluem explicitamente as liquidações do mix. Antes de assumir que um varejista possui tal política, leia as letras miúdas no seu site (geralmente disponível em uma declaração de divulgação) e verifique os panfletos da Black Friday sobre as exclusões específicas daquele dia.
A maioria das políticas de correspondência de preços exige uma prova documentada de uma discrepância atual, portanto, é conveniente que sejam exibidos os folhetos ou páginas de produtos dos varejistas concorrentes.
7. Compreender Políticas de Devolução de Produtos e Taxas
Em seguida, familiarize-se com as políticas de devolução dos seus varejistas favoritos e taxas de reposição (se houver).
Políticas generosas de devolução permitem devoluções sem perguntas para restituições em dinheiro (ou estornos de cartão de crédito) dentro de um período de tempo pré-definido, geralmente pelo menos 14 dias. Os retornos geralmente precisam estar fechados, na embalagem original.
É muito raro os varejistas aceitarem itens abertos para devolução e, ainda mais raramente, devoluções com reembolso em dinheiro. Crédito na loja é a solução mais provável.
Dito isto, alguns varejistas afrouxam suas políticas de devolução durante a temporada de compras de fim de ano – a janela elegível pode ser mais longa ou a condição permitida é mais flexível.
Dentro das categorias de produtos, e devido a legislação vigente, as políticas de devolução de grandes varejistas tendem a ser bem parecidas.
Alguns tipos de itens, como roupas íntimas, normalmente têm políticas de devolução mais rígidas. Quando as políticas restritivas são padrão do setor, não há muito o que fazer sobre elas.
8. Baixe um aplicativo Black Friday e um agregador de cupons
Sair na Black Friday sem um aplicativo de compras é como chegar a um jantar sem um prato. Não são boas maneiras (para a sua carteira, neste caso).
Felizmente, os aplicativos gratuitos de compras da Black Friday são abundantes. Opções populares incluem:
- Shopular: Shopular é um aplicativo habilitado para localização que o atende automaticamente com ofertas relevantes quando você se aproxima de suas lojas favoritas. Como é fácil de usar, é um ótimo produto para levar ao shopping quando você planeja chegar a vários locais de varejo. Além disso, possui um recurso de desconto integrado que retorna até 25% das compras selecionadas.
- Flipp: Flipp agrega flyers e cupons de centenas de varejistas. Ele também permite fazer upload de listas de compras personalizadas – perfeito para a Black Friday. Envie seus cartões de fidelidade de varejo para ganhar pontos ou descontos nas compras da Black Friday.
- The Coupons App: Como o Flipp, o Cupons App é um agregador de panfletos e panfletos. Os alertas personalizáveis são compatíveis – você nem precisa fazer login no aplicativo (ou verificar seu e-mail para receber o boletim informativo mais recente) para ver ofertas de última hora, incluindo panfletos da Black Friday.
- TheBlackFriday App: O nome diz tudo. Desses quatro, o aplicativo do TheBlackFriday é o mais estreitamente adaptado aos negócios da Black Friday. Se você procura um aplicativo exclusivo para a ocasião, essa é sua escolha. Inclui ofertas que estão fora da tradicional janela da Black Friday também, então não é um pônei de um só truque completo.
9. Saiba o que você vai comprar
Como observei no item 1 acima, a melhor maneira de evitar gastos excessivos na Black Friday é definir um orçamento e cumpri-lo. E você não pode fazer isso sem saber exatamente o que planeja comprar.
Antes de sair na Black Friday, redija uma lista abrangente de lojas nas quais você pretende comprar naquele dia e os itens exatos que você planeja adquirir.
Você provavelmente trabalhará em várias iterações dessa lista. Apenas certifique-se de que está finalizado quando você sair pela porta na Black Friday. Não se desvie quando estiver fora e evite compras oportunistas, a menos que seu limite de orçamento possa acomodá-las.
Compras na Black Friday
Faça essas coisas na própria Black Friday (ou perto dela).
10. Dividir e Conquistar
As compras da Black Friday são mais rápidas, mais administráveis e mais divertidas com um amigo ou parente – idealmente, alguém fazendo compras para o mesmo grupo de destinatários, como um cônjuge ou irmão.
Antes de chegar à loja, divida as tarefas de compras: você para cosméticos e eletrônicos, seu parceiro para roupas e artigos esportivos e assim por diante. Você economizará tempo, evitará duplicação de esforços e, provavelmente, conseguirá uma ou duas histórias no processo.
11. Compre na Quarta ou Quinta-feira
Às vezes, os preços da Black Friday nem sempre são os preços mais baixos. Visite a loja na quarta ou quinta-feira para descobrir. Você pode descobrir que o preço está com um ótimo desconto e que, talvez, você não encontre mais este produto um dia depois. Vá em frente e compre esse item enquanto puder.
Este também é o momento de descobrir os outros itens que você quer e onde eles se encontram na loja. Dessa forma, quando você chegar lá na sexta-feira, você sabe aonde ir para comprar os presentes em sua lista.
12. Chegue cedo
Na Black Friday, as melhores vendas geralmente acontecem no início da manhã e os itens mais cobiçados tendem a sair das prateleiras bem no começo do dia.
Se você realmente precisar comprar aquela TV ultra HD ou geladeira inverter, certifique-se de chegar cedo o suficiente para conseguir. Se isso significa perder o sono para ficar na fila por algumas horas antes da abertura da loja, que assim seja.
Não está disposto a enfrentar filas ou multidões? Pesquise e compre pela internet. As lojas virtuais dos varejistas costumam oferecer promoções tão boas ou melhores do que as lojas físicas
13. Leve panfletos ou anúncios digitais
Não confie nos varejistas para manter sinalizações precisas ou anunciar ofertas na loja. Leve um panfleto em papel ou digital para todas as lojas que visitar.
Ter a prova de que o acordo foi anunciado em algum momento no passado não garante que você o receberá. Os varejistas costumam estipular que os negócios estão sujeitos a mudanças sem aviso prévio. Mas a prova física é muitas vezes suficiente para persuadir os vendedores ocupados (ou seus gerentes) a dar-lhe o desconto anunciado, em vez de travar uma batalha perdida contra um cliente potencialmente irado.
Além disso, eles são essenciais para invocar garantias de correspondência de preços.
14. Relaxe
Não importa o que aconteça na Black Friday, lembre-se de relaxar e experimentar para se divertir. Comprar presentes de Natal não é a coisa mais importante que você fará este ano.
Além disso, vamos ser honestos: você provavelmente desapontará pelo menos um dos seus destinatários. Quanto mais cedo você aceitar, mais cedo poderá seguir em frente.
Black Friday: Dicas de Compras Online
Se você planeja comprar on-line nesta Black Friday 2024, siga estas dicas:
15. Evite Sites Inseguros
Evite os comerciantes não ligam para a segurança. Quando você visita um novo site de comércio eletrônico, procure duas coisas: criptografia SSL e proteção Verisign.
Certificados SSL protege contra fraudes com cartões de pagamento, a maldição das existências dos varejistas on-line e dos compradores. O protocolo de criptografia torna muito mais difícil para os hackers capturar e coletar informações úteis de cartões de pagamento em trânsito entre consumidores e varejistas.
Embora a criptografia SSL não seja infalível, é melhor que nada. Você nunca deve inserir suas informações de cartão de crédito em um site sem ele, ponto final. URLs de páginas protegidas por SSL sempre têm prefixos "https".
Verisign é um padrão da indústria que fornece proteção adicional contra uma ampla gama de métodos de hacking, incluindo ataques que induzem os compradores a inserir informações confidenciais ou baixar arquivos perigosos.
Alguns navegadores usam algoritmos para sinalizar atividades incompletas e impedir que os usuários visitem cantos perigosos da web. Meu navegador, o Google Chrome, às vezes exagera – no passado, fui alertado de sites que tenho certeza de que são legítimos.
Mas, quando você está lidando com informações confidenciais, é melhor prevenir do que remediar. Olhe para os navegadores com essas proteções (ou plugins gratuitos que fazem a mesma coisa) se você planeja visitar muitos sites desconhecidos nesta temporada de férias.
16. Compre no modo privado do seu navegador ou com cookies desativados
Você pode encontrar melhores ofertas – e definitivamente evitará a ira de seu chefe ao fazer compras no trabalho – no modo privado do seu navegador.
Fazer compras no modo privado pode interferir nas práticas de coleta de cookies dos varejistas, dificultando ou impossibilitando que elas acompanhem suas viagens pela web.
Este é obviamente um benefício para os compradores conscientes da privacidade. Como os varejistas usam cookies para monitorar o comportamento individual dos consumidores, o nível de interesse e o estágio de decisão, mascarar sua identidade confunde sua capacidade de personalizar ofertas e pode resultar em preços mais baixos em geral.
Desativar os cookies no seu navegador é uma maneira mais infalível de evitar a detecção e obter melhores transações. No entanto, a desativação de cookies pode impedir os aspectos não relacionados ao varejo de sua experiência on-line, portanto, não é necessariamente um bem sem restrições.
O software de bloqueio de anúncios é outra opção, embora você precise pesquisar cuidadosamente e selecionar as opções antes de fazer o download. Muitos bloqueadores de anúncios são piores do que a doença que pretendem curar – e, infelizmente, os gratuitos tendem a ser de baixa qualidade.
17. Use uma ferramenta de comparação de preços
Para os varejistas, a Black Friday é um dos dias mais competitivos do ano. Antes de fazer uma compra on-line, use um aplicativo de comparação de preços ou barra de ferramentas para comparar instantaneamente os preços nos principais varejistas como os mostrados a seguir:
18. Use o Portal de compras on-line do seu cartão de crédito
Vários grandes emissores de cartões de crédito possuem portais internos de compras que complementam e ampliam os programas de recompensas existentes.
Os portais de compras com cartão de crédito oferecem rotineiramente descontos instantâneos e exclusivos para membros ou recompensas aos portadores de cartões. Normalmente, na faixa de 2% a 10%, esses descontos ou prêmios não são tão impressionantes quanto o corte padrão da Black Friday, mas podem se acumular além das promoções existentes, incluindo as vendas de liberação da Black Friday. Leia a cópia fina para detalhes e exclusões.
Você também pode resgatar os pontos de recompensa do cartão de crédito que acumulou durante o ano no portal de compras do seu cartão. Essa é uma maneira infalível de reduzir significativamente o custo na Black Friday.
19. Lista de Sites Participantes da Balck Friday 2024
Segue abaixo uma lista com as lojas mais confiáveis que oferecem descontos de até 80% na Black Friday:
Palavra final
Black Friday é literalmente apenas o começo da temporada de compras natalinas. Se você não puder ou não quiser fazer compras neste grande dia, ainda terá semanas para compensar isso.
A próxima grande oportunidade vem logo após o longo final de semana do Dia de Ação de Graças, na Cyber Monday. Se você tiver algum tempo de inatividade no trabalho ou não se incomodar em iniciar sua semana um pouco mais cedo, economizará muito dinheiro na Cyber Monday – o maior dia de compras on-line do ano, pelo menos nos EUA.
Qual é a sua dica de compras favorita da Black Friday? Você tem uma estratégia para o grande dia? Compartilhe nos comentários abaixo.
Reportar erro